Alagoas
Seagri inaugura Casa do Mel do Centro Xingó, beneficiando apicultores do Alto Sertão
Obras de reforma e ampliação das instalações foram entregues durante primeira edição do Governo Trabalhando
![Seagri inaugura Casa do Mel do Centro Xingó, beneficiando apicultores do Alto Sertão](http://img.dhost.cloud/3EdhM9AOrdVxFemVpKr-aBtRYZo=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/seagri-inaugura-casa-do-mel-do-centro-xingo-beneficiando-apicultores-do-alto-sertao.jpg)
Inaugurada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), no sábado (20), em Piranhas, a Casa do Mel do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido se torna um marco para a cadeia produtiva da apicultura no Alto Sertão. As atividades no espaço têm início nesta segunda-feira (22), no Dia do Apicultor, com aula prática em manejo apícola e oficina de produção de cera.
As obras de reforma e ampliação realizadas pela Seagri, em parceria com a Prefeitura de Piranhas, Emater Alagoas e a Codevasf, seguem as recomendações da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e fizeram parte da programação da primeira edição do Programa Governo Trabalhando, realizada no Alto Sertão de Alagoas. A sala de envase foi ampliada, com a construção de uma sala para lavagem das embalagens, além de uma barreira sanitária.
O local tem objetivo de servir de escola para capacitar produtores, estudantes e técnicos, além de disponibilizar equipamentos para os apicultores fazerem a extração do mel, uma vez que as instalações dispõem de estrutura e equipamentos adequados, como mesa desoperculadora, centrífuga e decantadores.
“Queremos que o Centro Xingó receba o público para debater o desenvolvimento da agricultura familiar. Esta Casa do Mel servirá de referência para que outras instituições de Alagoas e de fora do estado consigam se espelhar e façam uma estrutura como esta para promover a apicultura e, sobretudo, fazer a diferença para os agricultores familiares”, afirmou a secretária de Agricultura, Carla Dantas, durante a inauguração do espaço.
A Seagri está com parcerias consolidadas com entidades e instituições para o setor da apicultura, com objetivo de abrir espaço para que os produtores tenham mais acesso a políticas públicas que ajudem a desenvolver e expandir a produção do mel e da própolis em Alagoas, realizando reuniões frequentes de acompanhamento, debatendo estratégias que são levados à Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
IMPACTOS
Projeto de “torres” na Lagoa da Anta será debatido na ALE
-
Departamento Estadual de Aviação
Alagoas discute fortalecimento da infraestrutura aeroportuária
-
Em Marechal Deodoro
Quatros turistas são resgatados após se afogarem na Praia do Francês
-
Maceió e Arapiraca
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea, nesta terça (11)
-
Dicas valiosas
Estratégias para empreendedores alagoanos aproveitarem a alta temporada de Verão