Alagoas
Interagir com aves silvestres é extremamente perigoso, alerta especialista
![Interagir com aves silvestres é extremamente perigoso, alerta especialista](http://img.dhost.cloud/6AwehjQBNt8lch7RD0ZOUknaI2A=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/ave.png)
Os órgãos ambientais de Alagoas estão reforçando as orientações sobre os cuidados sanitários para evitar a propagação da gripe aviária entre os animais e também entre humanos. Com isso, os ambientalistas pedem que a população evite interagir com aves marinhas que estão encalhando no litoral alagoano.
De acordo com informações do presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, dezenas de aves marinhas estão encalhando com vida em Alagoas e a população, com o intuito de ajudar, está levando os animais para casa. Contudo, esta atitude não é recomendada pelos órgãos ambientais.
“A população no anseio de ajudar está levando os animais pra casa, interagindo com estes animais, tocando nestes animais, sem nenhuma proteção. Isto é de extremo perigo porque estamos em iminente risco de outra questão sanitária uma vez que animais silvestres foram diagnosticados no Espirito Santo com gripe aviária. Isto é de extremo risco à saúde humana”, disse Stefanis.
“A população nos ajuda muito, pois como não conseguimos cobrir todo o litoral recebemos muita denúncia de populares. E quando a gente recebe a demanda, as pessoas já estão com os animais em casa. Isto expõe tanto os familiares quanto os animais domésticos a estes animais que podem ter a doença. Não temos em Alagoas nenhum animal diagnosticado com a doença. Porém, não sabemos o que está levando eles a morrer. Então, hoje teremos uma reunião com os órgãos ambientais competentes para definir como será a estratégia. Estamos monitorando e achando muitos animais. Até o momento não se pode levar para nenhum local que tenha animal sadio ou em recuperação porque ele pode contaminar”, disse o presidente do Instituto Biota.
A recomendação do Instituto Biota é que a população entre em contato com a ONG por meio do WhatsApp (82) 99115.2944 caso encontre animais silvestres encalhados no litoral alagoano. “Pedimos que a população registre, entre em contato conosco, mas não interaja com os animais”, finalizou.
Até o último sábado, 20, o Ministério da Agricultura confirmou que cinco aves foram diagnosticadas com Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Há casos suspeitos em humanos, mas nenhum foi confirmado até o momento. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
IMPACTOS
Projeto de “torres” na Lagoa da Anta será debatido na ALE
-
Departamento Estadual de Aviação
Alagoas discute fortalecimento da infraestrutura aeroportuária
-
Em Marechal Deodoro
Quatros turistas são resgatados após se afogarem na Praia do Francês
-
Maceió e Arapiraca
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea, nesta terça (11)
-
Dicas valiosas
Estratégias para empreendedores alagoanos aproveitarem a alta temporada de Verão