Alagoas

Hospital do Coração Alagoano

Paulo Dantas inaugura sala de hemodinâmica e memorial em homenagem a Adib Jatene

Equipamento de cardiologia custou R$ 3,3 milhões e foi adquirido com recursos próprios; governador anuncia que mais dois serão entregues

Por Redação com assessoria 25/05/2023 19h07
Paulo Dantas inaugura sala de hemodinâmica e memorial em homenagem a Adib Jatene

Solenidade reuniu alguns dos principais nomes da cardiologia de todo o país

Para agilizar ainda mais os procedimentos cardíacos e beneficiar milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o governador Paulo Dantas inaugurou, nesta quinta-feira (25), a sala de hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano. Além do aparelho que custou R$ 3,3 milhões e foi adquirido com recursos próprios do Estado, Paulo eternizou o professor Adib Jatene, que dá nome à unidade de saúde, com a instalação de um memorial. O governador ressaltou que a sala tem capacidade para realizar mais de 300 procedimentos cardíacos mensalmente. O governador anunciou também que entregará outros dois desses aparelhos de cardiologia sendo um deles novamente instalado no HCA e o outro no Hospital Geral do Estado (HGE).

"Com a sala de hemodinâmica, a gente fecha o ciclo de exames e procedimentos na área de cardiologia e, assim, vamos prestar um serviço de ainda mais excelência para os alagoanos. Esse equipamento será um dos mais eficientes e mais modernos do Nordeste e do Brasil”, destacou o governador ao lado de autoridades médicas de destaque regional e nacional. Ainda durante a solenidade, Paulo fez questão de agradecer a família Jatene por permitir a construção do memorial em homenagem ao professor Adib Jatene. “O memorial é um marco histórico e também é uma forma de homenagear e reconhecer o professor Adib Jatene que sempre esteve a serviço da população alagoana”, ressaltou.


O filho do homenageado, o médico cardiologista Fábio Jatene agradeceu mais um reconhecimento feito ao pai, com a construção do memorial em Alagoas. “Essa é mais uma obra significativa para nossa família. Percorrendo o memorial, tive a oportunidade de lembrar passagens da vida de meu pai ao ver pertences significativos, muitos dos quais tive contato ao longo da minha vida e que me trazem recordações tão verdadeiras e emoções tão fortes”, agradeceu.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, destacou a importância da sala de hemodinâmica para a evolução do Estado no atendimento aos pacientes cardíacos. "O governador Paulo Dantas com a entrega da sala de hemodinâmica dá um grande passo na saúde pública com investimentos que garantem avanços tecnológicos na área de cardiologia, não somente em Alagoas, mas também em todo o País”, ressaltou.

O deputado estadual José Wanderley, que é um dos cardiologistas mais referenciados do Brasil, aproveitou a solenidade para destacar a importância do Hospital do Coração Alagoano no cenário nacional. “No Nordeste, como o Hospital do Coração, nós temos apenas três hospitais públicos dedicados somente à cardiologia, que é a doença que mais mata no Brasil. Em todo o país são apenas nove hospitais especificamente destinados para este tipo de doença”, frisou.


Além disso, Wanderley disse que pretende criar um fundo estadual de cardiologia para fazer com que o Hospital Adib Jatene também seja transformado em uma universidade. “Estamos estudando a criação de um fundo estadual de cardiologia para que esse hospital não se limite ao objetivo número um dele, que é de assistência para operar quem precisa, para que também seja um centro de ensino e traga uma universidade estadual e seja o melhor hospital do Brasil”, destacou. 

EVOLUÇÃO

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, frisou que a entrega da sala hemodinâmica reflete a preocupação do governador com a prestação de serviço público com qualidade e eficiência. “Paulo sempre está preocupado em ampliar cada vez mais com qualidade o serviço de Saúde do Estado para que possamos atender cada dia mais a nossa população. E com esse avanço da hemodinâmica, Alagoas, que é um estado pequeno, revela o quanto está crescendo na Saúde, principalmente na cardiologia com o Hospital do Coração Alagoano com todos esses equipamentos”, disse.

O vice-governador Ronaldo Lessa falou da honra em participar da atual gestão e presenciar uma evolução do Estado. “É uma alegria viver esse dia. É uma alegria poder estar vivo e poder viver esse momento, sobretudo para quem foi prefeito, vereador e governador por dois mandatos e que conseguiu fazer a Unidade Emergencial do Agreste, que já foi uma grande coisa no Sertão, no meu segundo mandato. Mas não conseguimos fazer o que Paulo, com a metade da idade da gente consegue entregar ao povo de Alagoas”, analisou.

Estiveram presentes o deputado federal Isnaldo Bulhões; os deputados estaduais Alexandre Ayres, Silvio Camelo, Lelo Maia e Fátima Canuto; os prefeitos Wagner Dantas (Batalha) e Ronaldo Lopes (Penedo), o médico cardiologista Fernando Lucchese, entre outros representantes da cardiologia no País.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu