Alagoas

EDUCAÇÃO

Educação fortalece preparação para prova do SAEB com formações e avaliação diagnóstica

Ações no Governo Trabalhando mobilizam profissionais da rede estadual; foco é a aprendizagem dos estudantes

Por Redação 27/05/2023 11h11
Educação fortalece preparação para prova do SAEB com formações e avaliação diagnóstica

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo uma série de ações com o intuito de aprimorar a aprendizagem dos alunos da rede estadual e preparar as escolas para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nessa sexta-feira (26), na segunda edição do Governo Trabalhando, em Arapiraca, foi a vez do público do Agreste participar das atividades, que incluíram formações do ensino médio e fundamental e realização de avaliação diagnóstica.

Na Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti houve trilha formativa do ensino médio voltada para articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos, enquanto na Escola Estadual Lions Clube, os técnicos do Programa Alagoano de Ensino Integral do ensino fundamental se reuniram com os Professores Orientadores de Turma (DOTs).

Também na Lions Clube foi aplicada a primeira avaliação diagnóstica com 110 estudantes de 9° ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. O teste visa medir o conhecimento dos alunos em matemática e língua portuguesa.

"Temos uma rede de ensino gigantesca, de mais de 150 mil alunos, e é nosso dever garantir o direito à aprendizagem destes estudantes. Por isso, estamos desenvolvendo esta série de ações. Por exemplo: os DOTs, por terem uma proximidade maior com os alunos e conhecerem a sua realidade, são essenciais para se desenvolver estratégias de combate aos déficits de aprendizagem de suas turmas. Além disso, a avaliação diagnóstica também nos permitirá elaborar ações a partir do desempenho do estudante na prova", destaca o secretário executivo do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho.

Avaliação

Jacielma Leite, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Seduc, conta que a avaliação diagnóstica segue os mesmos parâmetros da prova do SAEB, incluindo o número de questões e o tempo de aplicação. "Aplicamos a prova com o uso de tablets e, ao final do teste, o programa gera um diagnóstico da turma. A partir dos erros e acertos registrados na prova, será possível uma intervenção pedagógica direcionada às demandas dessa turma", explica.

A gerente de Desenvolvimento Educacional, Cristina Peiter destacou que até o final de junho, a Seduc vai aplicar o teste em outras Gerências Regionais de Educação. "Avaliaremos as turmas de 5° e 9° anos do fundamental e da 3ª série do ensino médio, que são as mesmas turmas do SAEB", afirma.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu