Alagoas

COMÉRCIO

Existe cerca de 50 imóveis abandonados no Centro de Maceió

Por Redação com Sites 27/05/2023 15h03 - Atualizado em 28/05/2023 08h08
Existe cerca de 50 imóveis abandonados no Centro de Maceió

Abandono de imóveis é um mal que o Centro de Maceió vem sofrendo ao longo dos anos, na região central da capital tem cerca de 50 imóveis abandonados, segundo a Aliança Comercial. “Não temos atualização recente do número de imóveis abandonados, mas são dezenas, tanto de propriedade pública quanto privados, e estão aumentando. Acredito que hoje temos entre 40 e 50 imóveis nessa condição”, afirmou o diretor da entidade Marcos Albuquerque.

Segundo Albuquerque, são diversos os motivos que levam ao abandono e a população toda sofre com o inconveniente desses prédios abandonados.

“Em função da perda de fluxo em algumas ruas, imóveis deixam de ser alugados e outros perdem atratividade e fecham. Sem dúvida, urbanisticamente é ruim, a questão de saúde pública é ruim, além de que, prédios abandonados dão impressão de terra arrasada. Então, tem um hoje, amanhã têm dois, daqui a pouco a rua toda está fechada, assim bem explica a teoria americana: broken windows theory. No português: teoria das janelas quebradas”, disse Marcos Albuquerque.

Segundo a presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, é necessário sensibilizar o poder público para cuidar desses prédios abandonados. “Historicamente, é uma luta da gente enquanto entidade para sensibilizar o poder público porque só existem pontos negativos e gravíssimos com relação a esse abandono. É um problema gravíssimo que, historicamente, a gente vem pontuando gestor público a gestor público e nada se faz”, afirmou.

Entre os pontos negativos, Andreia Geraldo destacou a integridade física de quem frequenta o comércio de Maceió. “O primeiro de tudo é a integridade física das pessoas porque há risco de desmoronamento a qualquer instante. Tem também a questão de ser uma porta aberta para a criminalidade no Centro da capital. Isso degrada a imagem do Centro, do maior centro comercial do nosso estado”, disse.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu