Alagoas

MOBILIDADE URBANA

"Operação Fluidez" fiscaliza circulação de veículos acima de 5 toneladas fora dos horários permitidos

Por Redação com Secom Maceió 14/06/2023 18h06 - Atualizado em 14/06/2023 18h06
'Operação Fluidez' fiscaliza circulação de veículos acima de 5 toneladas fora dos horários permitidos

A segunda fase da "Operação Fluidez" aconteceu nesta quarta-feira (14), no bairro Gruta de Lourdes. A ação, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, com atuação do Grupo de Pronta Resposta (GPROR) do órgão e do Comando de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal de Maceió, tem como objetivo fiscalizar a circulação de veículos acima de 5 toneladas nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Goes Monteiro.


A operação começou por volta das 7 horas e seguiu até as 9 horas, na Avenida Fernandes Lima, mais precisamente na alça do IBAMA. Durante o trabalho, 44 autuações foram registradas pelo órgão municipal de trânsito, sendo 26 na primeira etapa da ação e outras 18 na segunda.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destacou a importância da operação para melhorar a mobilidade urbana. "Ações como essa são importantes para garantir a fluidez no trânsito. Há uma proibição para que os veículos acima de 5 toneladas circulem na região nos horários de pico, justamente para que outros possam se deslocar com mais agilidade", disse.

O trânsito de veículos acima como caminhões, carretas e tratores acima de cinco é proibido nas avenidas Durval de Goes Monteiro e Fernandes Lima em dois períodos, entre 6h e 9h e das 17h às 20h, isso durante a semana, conforme portaria nº 082 do DMTT, publicada em 19 de fevereiro de 2014.


"O resultado é visível. Basta imaginar o quanto esses veículos abordados ocupam de espaço nos horários de pico. A ação para coibir essa movimentação é fundamental para melhorar a movimentação da via", pontuou Constantino Assis, diretor executivo do DMTT.

"Nosso planejamento é para que a operação aconteça semanal e continuamente, sempre com o mesmo objetivo, ou seja, dar fluidez aos veículos que transitam nas avenidas e tornar mais eficaz ainda o corredor para o transporte coletivo ", disse André Costa, Diretor-Presidente do DMTT Maceió.

Rafael Cabral, agente de trânsito e coordenador do GPROR do DMTT, avaliou a atividade como positiva. "A partir da demanda, preparamos o cronograma de ações e demos início ao trabalho. Foram dois momentos, até agora, com um resultado positivo, em número e também no trabalho para conscientizar esses condutores", comentou.

"Volto do plantão pela Durval e pela Fernandes Lima. Particularmente, acho que ações como essa de hoje é importante até para que os veículos menores possam fluir com mais agilidade e segurança, principalmente no horário de pico, que já é bem carregado", destacou a fisioterapeuta Neylla Nunes.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu