Alagoas

CRIME AMBIENTAL

Criatório com jacarés famintos é multado novamente por maus tratos

Por Redação com assessoria 08/08/2023 15h03 - Atualizado em 08/08/2023 16h04
Criatório com jacarés famintos é multado novamente por maus tratos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou e multou em mais de R$ 200 mil um criatório de jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) localizado em Fernão Velho. A decisão foi tomada após agentes do Ibama constatarem que os animais estavam sendo maltratados.

Segundo o órgão, os jacarés estavam em situação de abandono, fome e praticavam o canibalismo. A água a que os animais tinham acesso estava em má qualidade para o uso, com mau cheiro em todo o local. Além disso, os animais não estavam marcados, conforme determina a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 487/2018.

O criatório foi notificado pelo Ibama a fazer adequações urgentes no recinto dos animais. No entanto, os agentes verificaram que houve a morte de jacarés e também fuga do local, irregularidades que estão em apuração. Por conta das irregularidades, o local foi embargado e multado em R$ 214 mil.

O criatório já tinha sido autuado em fevereiro deste ano e as condições em que vivem é considerado pelo Ibama, como uma das maiores infrações ambientais relacionadas a fauna já presenciada em território alagoano. A 

O jacaré-do-papo-amarelo pode viver até 70 anos na natureza. Encontrado principalmente na faixa de litoral da Mata Atlântica, bioma que possui apenas cerca de 15% de sua cobertura florestal original, a espécie sofre pressão pela poluição dos rios e prática da caça.

Decisão de 2022 da gestão anterior do Ibama reduziu a proteção internacional da espécie, em contrariedade aos pareceres técnicos emitidos na época. O animal foi passado do Anexo I para o anexo II da CITES, o que autorização sua exportação. A decisão será revista pela atual gestão do Instituto.

O Ibama ressalta que a multa aplicada no criatório de jacarés-do-papo-amarelo em Maceió é um alerta para todos os responsáveis por cativeiros de animais silvestres. O Instituto reforça que maus-tratos a animais são crimes ambientais e serão punidos com rigor.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu