Alagoas
Usuários de Caps de Maceió realizam visita à Bienal Internacional do Livro de Alagoas
A atividade externa buscou incluir usuários em atividades educacionais e culturais
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió (GAP), garantiu que usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) participassem de uma visita à 10ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas ao longo desta semana.
Os usuários dos Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) e Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) Nise da Silveira (Jacintinho) realizaram visita no evento acompanhados por profissionais de saúde nessas unidades.
De acordo com Roseane Farias, coordenadora de Atenção Psicossocial, a visita permitiu que todos explorassem os estandes da Bienal e interagissem com expositores. Além disso, a atividade proporcionou um espaço de trocas de experiências, fortalecimento de laços e integração entre os participantes.
“A iniciativa reforça o compromisso dos serviços da Atenção Psicossocial em oferecer oportunidades que vão além do tratamento clínico, destacando a importância da cultura, aprendizado e da inclusão social. Esse tipo de ação proporciona uma experiência enriquecedora e contribui para um os usuários perceberem o apoio às diversidades para aqueles que enfrentam desafios de saúde mental”, destaca.
Os Centros de Atenção Psicossocial possuem um papel fundamental na ressocialização dos usuários, através de atividades externas, como esta, que tem a finalidade de gerar inclusão social e autonomia, proporcionam ambiente acolhedor com disponibilização de terapias ocupacionais, tratamento especializado e acompanhamento médico.
“Essa visita à bienal do livro gerou e gera reintegração social, auxiliando na redução do estigma associado a problemas de saúde mental. Os Caps têm um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida, autonomia e bem-estar geral dos usuários, ações como essa colaboram muito. São essenciais essas atividades externas para demonstrar liberdade, e possibilidades para cada um”, finaliza Roseane Farias, coordenadora da Atenção Psicossocial.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia está investigando
Troca de tiros termina com um morto e feridos no Centro de Maceió
-
No Pilar
Tia descobre que pai estuprou menina no interior de Alagoas e polícia é acionada
-
Após término de mandato como presidente
PT defende nomeação de Arthur Lira para ministério para fortalecer agenda do Governo
-
Começa na segunda (13)
Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió
-
Primeira rodada
Futebol: Campeonato Alagoano 2025 começa neste final de semana