Alagoas

JUSTIÇA

Iniciada demolição da Barraca Carlito na Ponta Verde

Aproximadamente 35 pessoas trabalhando diretamente com a demolição por meio de três caçambas um caminhão e um trator

Por Redação 28/08/2023 11h11 - Atualizado em 28/08/2023 12h12
Iniciada demolição da Barraca Carlito na Ponta Verde

A Barraca Carlito, localizada na Av. Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde, em Maceió, foi demolida após ser adiada por duas vezes, nesta segunda-feira (28). A decisão por determinação da Justiça Federal, em uma ação que foi julgada no ano de 2015. O avanço do mar e a realização de obras não adequadas geraram erosão no calçadão e no piso da barraca.

A Prefeitura de Maceió montou uma força-tarefa com, aproximadamente, 35 pessoas trabalhando diretamente com a demolição, com o auxílio de três caçambas, um caminhão e um trator.

Até mesmo o trânsito na Álvaro Otacílio foi modificado. O tráfego de veículos está sendo feito apenas em uma faixa no sentido Ponta Verde/Jatiúca. No sentido contrário, há um desvio pela Praça Emílio Maia.

Na barraca, a demolição teve início às 9h, quando os trabalhadores começaram a retirar a parte do telhado. A previsão é que todo o serviço seja concluído no final da tarde de hoje.

Determinação da Justiça

A demolição da barraca de praia Carlito e de outras três barracas é resultado de uma ação na Justiça Federal, que foi julgada no ano de 2015. O processo julgou a ocupação desordenada na orla da capital.

O juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior determinou a recuperação das áreas onde as barracas e quiosques estão localizados. A decisão, no entanto, ponderava que a demolição só deveria ser feita se os órgãos ambientais competentes (Ibama e Sempma), a Secretaria do Patrimônio da União e o MPF entendessem, em senso comum, que a medida ainda era necessária.

Atendendo a um pedido dos proprietários da Barraca Carlito, a demolição foi adiada por duas vezes para que os objetos fossem retirados. O estabelecimento conta com 30 funcionários. Durante esse tempo, tapumes foram colocados no entorno da barraca até a sua demolição, para evitar a passagem e permanência de pessoas no local, tendo em vista os riscos que ela oferece.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu