Alagoas
Estado e União discutem com Federação de Pescadores sobre Seguro Defeso e benefícios para a categoria
O vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas na reunião promovida pela Gerência Executiva do INSS em Alagoas, junto com a superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, a Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), representado por sua presidente Maria José da Silva Santos e representantes das colônias de pescadores do estado. O objetivo foi discutir a preparação para o início do ciclo de defeso em 2023 - 2024 e alinhar procedimentos para a recepção do seguro social junto aos pescadores do Estado de Alagoas.
O encontro com os representantes da comunidade pesqueira aconteceu nesta terça-feira, no auditório do instituto previdenciário, em Maceió, e trouxe esclarecimentos sobre os procedimentos de solicitação e recebimento do Seguro Defeso, a documentação necessária para a comprovação da atividade de pescador e orientação quanto ao preenchimento correto dos formulários de recadastramento que está sendo feito em todo o Brasil. Atualmente, a categoria conta em Alagoas com 35 mil pescadores.
Por solicitação da Fapeal, o vice-governador ficou de encaminhar ao governador Paulo Dantas a solicitação de efetivação do Programa Pescador Legal, promulgado pela Assembleia Legislativa, que garante aos pescadores auxílio emergencial no período chuvoso. Outro pedido foi referente à viabilização do comodato da sede da Federação, situada no bairro do Vergel. "O programa é pra contemplar os pescadores no período das chuvas, em que diminui a produção e eles passam necessidade", afirmou Ronaldo Lessa.
Ele lembrou que quando foi prefeito de Maceió manteve uma excelente relação com a Federação, tanto que a sede, na beira da lagoa Mundaú, foi construída em sua gestão; e afirmou que as colônias de pescadores sempre tiveram uma participação ativa dentro do processo social do estado de Alagoas. "Aqui tem representantes do Governo Federal; estou representando o governador Paulo Dantas; temos o dever e estamos dispostos a cooperar, porque temos consciência de que a inclusão social é fundamental. O governo do Paulo trabalha valorizando a pequena agricultura, com um trabalho expressivo, agora, com os quilombolas, com os índios, e com vocês, porque antes de qualquer outra atividade econômica, industrial e turística, a atividade artesanal, sobretudo da pesca, vem desde que se sabe da existência de Alagoas", destacou o vice-governador.
Lessa falou que compete aos gestores das três esferas garantir a qualidade de vida dessas pessoas que trabalham nesse setor da economia. "Na hora que você gera riqueza, que você produz mais, evidentemente isso gera mais receita para o município, para o estado e para o país. Em nome do governo do Estado quero dizer que nós estamos à disposição", afirmou.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



