Alagoas

EM MACEIÓ

Cerca de 300 cães são flagrados em situação de maus-tratos; há suspeita de canibalismo

Por Redação com assessoria 28/09/2023 11h11 - Atualizado em 28/09/2023 18h06
Cerca de 300 cães são flagrados em situação de maus-tratos; há suspeita de canibalismo

A Polícia Civil de Alagoas, a Vigilância Sanitária de Maceió, e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estiveram em uma casa usada como ONG, no bairro de Santa Amélia, em Maceió, na manhã desta quinta-feira, 28, e constatou que cerca de 300 cães eram abrigadas em situação de maus-tratos.

Segundo a polícia, a denúncia de vizinhos levou as equipes para a casa, onde os cachorros foram encontrados em desordem entre a área externa e interna do local, com parte deles aparentemente doente. Ossadas de animais também foram flagradas na residência e a polícia suspeita de canibalismo entre os bichos. A Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal confirmou que deve autuar a responsável pelos cachorros por maus-tratos.

"Recebemos diversas denúncias, e o inquérito segue em andamento. É um descaso total com os animais. Nós acionamos a Zoonoses, a Vigilância Sanitária, o IMA, a Ufal, para fazermos uma análise e procurarmos um abrigo para eles. Os animais acabam matando uns aos outros para comer, um canibalismo, pois estão com fome. Já encontramos ossadas, tem um cachorro quase morrendo. Temos que fazer algo para não deixarmos esses animais sofrerem como estão sofrendo aqui", disse o delegado Robervaldo Davino.

O coordenador da UVZ, Dario Guedes, destacou que os animais vão passar por exames para detectar doenças como leishmaniose, que provoca úlceras na pele e mucosas, e que pode ser transmitida para os humanos. "Estamos fazendo exames de leishmaniose, e vamos vacinar os animais, enquanto não tomamos a decisão para onde realocá-los. Está uma calamidade. Tem até um cão dentro da casa isolado, já falecendo. A proprietária disse que aqui é uma ONG, mas ela se caracteriza como acumuladora de animais. É uma casa sem suporte e sem estrutura nenhuma, e não serve para abrigar animais. É tudo solto e misturado, não tem como separar macho e fêmea. Muitos animais estão doentes, estão com hematomas", disse Guedes.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu