Alagoas
Alunas de medicina do Cesmac se destacam com publicação de TCC em revistas americanas
Duas jovens talentosas, Letícia Perrelli e Camila Toledo, alunas do curso de medicina do Centro Universitário Cesmac, estão se destacando no cenário acadêmico e médico internacional com a publicação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em duas respeitadas revistas americanas especializadas em gastroenterologia. Essa conquista reflete o resultado de uma pesquisa cuidadosa que aborda a crescente incidência de câncer colorretal (CCR) em todo o mundo, servindo como um alerta às autoridades de saúde pública no Brasil.
Segundo a discente Letícia Perrelli “O câncer colorretal (CCR) é um importante problema de saúde pública, uma vez que representa a terceira neoplasia mais diagnosticada no mundo e a quarta causa de mortalidade”, enfatizando a importância de sua pesquisa. A futura médica alagoana ressalta a importância do problema e destaca que o estudo aborda a necessidade de conscientizar o poder público brasileiro sobre essa questão. Atualmente, Letícia está se preparando para os exames de especialização em cirurgia pediátrica na Santa Casa de Maceió.
Durante o desenvolvimento de seu TCC, Letícia e Camila identificaram a ausência de um programa nacional padronizado para o rastreamento do câncer colorretal no Brasil. Os dados coletados revelaram a urgência de implementar medidas que promovam a conscientização e o engajamento da população, especialmente na faixa etária recomendada para o rastreamento. Camila Toledo destaca que o rastreamento só pode ser eficaz com a participação ativa da comunidade, enfatizando a importância de iniciar o processo na faixa etária indicada. Para a realização desse trabalho de grande relevância, as estudantes contaram com o apoio de renomados gastroenterologistas brasileiros, como o Dr. Marcelo Averbach, médico do Hospital Sírio Libanês, e a Dra. Joanny Barbosa. A pesquisa de Letícia Perrelli e Camila Toledo contribui significativamente para sensibilizar a sociedade e os órgãos de saúde sobre a importância do rastreamento do câncer colorretal e as medidas necessárias para reduzir seu impacto na população brasileira.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Caso Maria Alice
Segurança de Alagoas avança nas investigações sobre morte de criança em Maceió
-
No interior de São Paulo
Passageiro morre ao desembarcar de voo em São José do Rio Preto
-
Torcedor será punido
Ministério Público avalia pedir suspensão de torcidas após vandalismo de torcedor do ASA
-
Política internacional
Trump toma posse como 47º presidente dos EUA ao lado de Musk e aliados
-
Investigação
Polícia trabalha para identificar e prender suspeito de roubar objetos de ônibus de turismo