Alagoas
Consciência Negra: Prefeitura promove campanha Maceió é Massa sem Racismo
Capital alagoana é uma das primeiras a reunir órgãos em uma comissão para debater o enfrentamento ao racismo
Em novembro, mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Maceió lança a campanha Maceió é Massa sem Racismo para promover o respeito, a valorização da diversidade racial, conscientizar a população sobre a importância do combate ao preconceito e à discriminação racial, além de celebrar a cultura afro-brasileira e seus representantes na cidade.
Durante a campanha serão realizadas ações educativas, culturais e sociais voltadas para o tema. De acordo com Arísia Barros, ativista preta e coordenadora do Instituto Raízes e Áfricas, Maceió é uma das primeiras capitais no país a reunir diversos órgãos em uma comissão intersetorial e transversal para discutir o enfrentamento ao racismo, como política pública.
“É, principalmente, uma campanha interativa para fazer as escutas sociais. Na programação teremos uma escuta ativa de representações de negros da capital, buscando, a partir das demandas, traçar um plano de ação para o ano de 2024”, contou Arísia.
A ativista destacou ainda que a campanha Maceió é Massa sem Racismo é a construção de uma jornada de possibilidades e oportunidades que visa ser permanente, para além do mês de novembro.
“A partir das diversas expertises institucionais, aliado à escuta ativa social, estamos na busca da desconstrução de conceitos e lugares estigmatizados pelo sistêmico poder do racismo. A campanha Maceió é Massa Sem Racismo agrega secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió em uma única frente, como estratégia de fortalecimento da pauta da equidade étnico-racial, incorporando-a como política de estado”, finalizou.
Estão envolvidas diretamente na campanha as Secretarias Municipais da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), de Comunicação (Secom), a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Procon Maceió.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
MDB de Calheiros “arrasta” três prefeitos do PP de Lira
-
Mudança do Clima
Embaixador André Aranha Corrêa do Lago será presidente da COP30, em Belém
-
Saúde global
Organização Mundial da Saúde espera que Trump reconsidere saída dos EUA da entidade
-
1º Torneio CT Lucas 2000 de Futevôlei
Arapiraca vai receber atletas de Alagoas e Sergipe para torneio de Futevôlei
-
No Senado
Projeto de Lei garante cancelamento online imediato de serviços de celular e internet