Alagoas

Saúde

Especialista alertam que tratamento de feridas na pele exigem atenção imediata

Enfermeira do HGE destaca a importância de investigar feridas súbitas, que podem indicar diversas doenças, e ressalta a necessidade de tratamento adequado.

Por Redação 23/01/2024 16h04
Especialista alertam que tratamento de feridas na pele exigem atenção imediata
Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE

Feridas na pele que surgem repentinamente merecem atenção imediata, alerta a enfermeira Lays Pedrosa, do Serviço de Atenção à Pele e Feridas (SAPF) do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió. Essas feridas podem ser manifestações de diversas doenças, como erisipela, lesões por pressão, diabetes, infecções e traumas, entre outras.

"Ainda tem muita gente que negligencia as suas feridas. Todas elas devem ser tratadas adequadamente para evitar os riscos de inflamações e infecções, o que agrava o caso podendo gerar sequelas e óbito. No HGE, o SAPF trata muitas pessoas feridas por traumas, lesões por pressão, deiscência [aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica], amputação e pé diabético", destaca a enfermeira do HGE.

Um exemplo é Micaelle Domingas, 23 anos, que enfrentou um acidente de moto resultando em uma fratura no calcanhar esquerdo. Ela destaca a importância do cuidado recebido durante o tratamento: "Recebi o primeiro atendimento na Unidade Mista Arnon de Melo, em Piranhas, e fui encaminhada para o Hospital Regional do Alto Sertão. No entanto, o médico disse que eu precisava de um cirurgião plástico, foi quando soube que viria para Maceió."

No HGE, Micaelle iniciou tratamentos multidisciplinares, recebendo avaliação do cirurgião plástico e, simultaneamente, atendimento da equipe do SAPF. A coordenadora do SAPF destaca a abordagem especializada em casos complexos, utilizando tecnologias avançadas, como a terapia por pressão negativa, para acelerar a cicatrização.

Em média, 30 pacientes por dia recebem assistência adicional do Serviço de Atenção a Feridas do HGE. A enfermeira enfatiza que, embora o cuidado seja exclusivo para pacientes internados, a prevenção e atenção continuada são essenciais para evitar complicações dolorosas.

"Percebeu que algo está errado na sua saúde, que uma ferida surgiu e não cicatriza, busque uma unidade de saúde do seu Município, como a Unidade Básica de Saúde (UBS). Se está muito dolorido, com surgimento de pus, ou até outros sintomas, como a febre, então recorra a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Feridas devem ser tratadas, e o HGE conta com profissionais comprometidos com a recuperação da saúde de seus pacientes", destaca Lays Pedrosa.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu