Alagoas

Golpe

População deve ficar alerta a golpe de cobrança em hospitais públicos de Alagoas

Secretaria de Saúde reforça que profissionais de hospitais estaduais não cobram por atendimentos; golpistas solicitam dinheiro via pix e são alvo de investigações.

Por Redação 23/01/2024 15h03
População deve ficar alerta a golpe de cobrança em hospitais públicos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um alerta à população sobre uma tentativa de golpe envolvendo cobranças indevidas por atendimentos em hospitais públicos do estado. De acordo com denúncias recebidas pelo órgão estadual, um suposto médico estaria contatando familiares de pacientes, para solicitar quantias em dinheiro via pix pelos serviços prestados.

A Sesau esclareceu que, "em nenhuma circunstância, os profissionais de saúde entram em contato para realizar cobranças ou solicitar pagamentos. As unidades de saúde geridas pela secretaria são financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando acesso integral, universal e gratuito a todos os cidadãos."

É crucial ressaltar que hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outras unidades vinculadas à Secretaria Estadual não efetuam cobranças por atendimentos à população. Conforme estabelecido no artigo 196 da Constituição da República, os alagoanos têm direito a acessar todos os serviços da rede pública de saúde gratuitamente, por meio do SUS.

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, destacou a gravidade do crime e reiterou o compromisso em identificar e punir os responsáveis. "O SUS é uma conquista dos brasileiros, e qualquer tentativa de cobrança por serviços configura um crime grave. Estamos colaborando com as autoridades para identificar e responsabilizar os autores conforme a legislação", afirmou o secretário.

A Sesau está colaborando ativamente com as autoridades policiais para investigar as denúncias relacionadas a essas práticas criminosas. Além disso, a Secretaria se comprometeu a tomar todas as medidas administrativas necessárias para apurar as denúncias e garantir a segurança e integridade dos pacientes atendidos nos hospitais públicos de Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu