Alagoas
Sesau promove reunião para avaliação do plano emergencial de Oncologia
Panorama e avanços do atendimento oncológico em Alagoas são discutidos no encontro da Secretaria de Estado de Saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (24), um encontro do grupo diretor do Plano Emergencial de Oncologia, sediado na própria Sesau, em Jaraguá. Durante a reunião, foram analisados o panorama e os avanços do atendimento oncológico no estado.
De acordo com dados da Sesau, no período de outubro de 2023 a janeiro de 2024, 351 pacientes foram atendidos, com a realização de 29 cirurgias e 312 exames. A gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, ressalta que "são números que reforçam o comprometimento da gestão estadual em assegurar que os alagoanos tenham acesso a tratamentos de alta complexidade de forma célere e tecnicamente correta."
O assessor técnico da secretaria, Fernando Câmara, explicou que o Plano Emergencial de Oncologia, criado em outubro de 2023, visa ampliar a capacidade de atendimento na rede pública, reduzindo a espera por assistência. Ele destacou a colaboração entre as esferas federal, municipal e estadual na execução do plano, afirmando que "é um trabalho em conjunto tendo a saúde e bem-estar dos alagoanos como norteadores."
O secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que o Plano Emergencial de Oncologia representa o maior conjunto de ações já realizado na história de Alagoas para pacientes com câncer. Ele afirmou que a iniciativa oferece triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares estaduais, visando atender às demandas da população de forma rápida e especializada.
Acesso aos Serviços:
Para ter acesso ao Plano Emergencial de Oncologia, as pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). A gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia, Graciliana Swarowsky, reforça que a lista de espera é atualizada diariamente pelos municípios, e o atendimento é agendado pela Sesau.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



