Alagoas
Rede estadual de ensino de Alagoas Inicia ano letivo com novidades
Com mais de 156 mil estudantes matriculados, 2024 traz avanços como o Cartão Escola 10, intercâmbio internacional e fortalecimento da Educação Profissional.
A rede estadual de ensino de Alagoas retoma as aulas nesta quinta-feira (15), apresentando uma série de inovações para os mais de 156 mil estudantes matriculados em suas escolas para o ano letivo de 2024. O tema central deste ano, "Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com a equidade," destaca o compromisso com a participação ativa, interação e equidade na comunidade escolar.
Cartão Escola 10 e Outras Novidades:
Entre as novidades, destaca-se o aprimoramento do Cartão Escola 10, que, neste ano, inclui o benefício do programa federal "Pé de Meia," proporcionando aos estudantes até R$ 4.500/ano. A secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, destaca os esforços do governo para melhorar a educação pública. Além disso, pela primeira vez, 50 estudantes terão a oportunidade de participar de um intercâmbio internacional na Inglaterra, totalmente custeado pelo governo estadual.
"Estamos muito animados para o início do ano letivo. Nos últimos anos, o Governo de Alagoas não mediu esforços para o fortalecimento da Educação Pública, lançando diversos programas e ações para a melhoria do ensino e da aprendizagem, a exemplo do Cartão Escola 10, do Vem que dá Tempo e do Professor Mentor," destaca a secretária.
Ensino Integral:
Segundo dados da Superintendência de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Sure/Seduc), mais de 156 mil estudantes estão matriculados para o ano letivo de 2024. O ensino médio representa 75,6% do total, com 118 mil matrículas, um aumento significativo em comparação com o ano letivo de 2023.
O ensino integral também experimentou um crescimento notável, com um aumento de 28% nas matrículas do ensino médio integral e 11% no ensino fundamental integral entre 2023 e 2024. No total, o ensino integral cresceu 24,5%, totalizando 34.702 alunos em 2024.
"Para 2024, o ensino integral na rede estadual contará com mais dez escolas, totalizando 126 unidades de ensino nesta modalidade. Além disso, a rede estadual pactuou 4.890 novas vagas no ensino integral dentro do programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal," informa a superintendente de Rede da Seduc, Dileusa Costa.
Intercâmbio Internacional e Educação Profissional:
O Programa "Daqui pro Mundo" oferecerá a 50 estudantes um intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra. Dileusa Costa destaca que, após o processo seletivo, os participantes terão um curso preparatório antes da viagem, com todos os custos cobertos pelo governo estadual.
No âmbito da Educação Profissional, a rede estadual oferecerá mais de 16 mil vagas em cursos para turmas de ensino médio e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A oferta inclui cursos de programas do Governo Federal, parcerias com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sistema S e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google).
Continuidade de Programas:
Programas como Professor Mentor, Vem que dá Tempo e Foca no Enem continuarão a ser fortalecidos em 2024, alinhados ao tema do ano letivo, que busca integrar a escola ao seu território.
"O Professor Mentor terá um olhar especial neste sentido, engajando o estudante à sua comunidade para impactá-la positivamente, além de trabalhar a iniciação científica e o projeto de vida deste jovem," destaca o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa. O Vem que dá Tempo concentrará esforços no resgate de trabalhadores que abandonaram os estudos, e o programa Foca no Enem continuará preparando os alunos para o ingresso no ensino superior.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



