Alagoas
Fenômeno em Estrela de Alagoas é incomum na região e causado por mudança na direção do vento
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos explica o que aconteceu no município na última quinta (22)
Um fenômeno meteorológico ocorreu na tarde da última quinta-feira (22), no município de Estrela de Alagoas, na região do semiárido alagoano, e causou danos em algumas residências localizadas na zona rural da cidade. Trata-se de um tornado de pequenas proporções, conforme análise da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio do monitoramento realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais.
De acordo com análises dos meteorologistas da Semarh, o tornado - incomum na região -, foi classificado como “F0 na escala Fujita, caracterizando-se por ventos ciclônicos com velocidades inferiores a 117km/h, que causaram danos limitados”. Ainda na quinta-feira, a Semarh encaminhou aos municípios para conhecimento da população avisos meteorológicos sobre as condições climáticas.
O fenômeno – Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo.
No caso registrado em Estrela de Alagoas, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, e essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento.
Além do cisalhamento do vento, foi possível observar através de imagens de satélite um escoamento de leste com o ar mais quente e úmido e outro de sul com um ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo assim a formação do tornado.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



