Alagoas
Sesau reforça importância da vacinação contra o HPV
Especialistas alertam sobre a prevenção de câncer do colo do útero e pênis
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um apelo à população para completar o esquema vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV), um passo crucial na prevenção de doenças como o câncer do colo do útero e de pênis. Em alinhamento com o Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV, especialistas destacam a importância da imunização, disponível gratuitamente nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Laudicéia Vieira, enfatiza que a vacinação contra o HPV é a estratégia mais eficaz para prevenir a infecção. "O imunizante reduz a chance de doenças provocadas pelo vírus, sendo fundamental que os pais incentivem a adesão dos adolescentes a essa vacina crucial, completando o esquema com duas doses", destaca.
Entrevista com Laudicéia Vieira:
"O imunizante contra o HPV reduz a chance de doenças provocadas pelo vírus, portanto, é fundamental que os pais e responsáveis estimulem a adesão dos adolescentes a essa importante vacina, completando o esquema composto por duas doses."
Ela alerta ainda sobre as verrugas genitais associadas à infecção por HPV, sendo a prevenção uma medida indispensável. Estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que a maioria das pessoas será infectada pelo HPV em algum momento da vida.
Atualmente, o Ministério da Saúde (MS) oferece a vacina quadrivalente contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18 para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Além disso, grupos de pessoas com condições clínicas especiais, como portadores de HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, podem receber a vacina até os 45 anos, caso ainda não tenham sido imunizados.
Entrevista com Especialista:
"Vale destacar que a vacina protege contra os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, e os tipos 6 e 11, responsáveis por cerca de 90% dos casos de verrugas genitais. Os dados só reforçam a importância da imunização."
O esquema completo da vacina compreende duas doses, com sua incorporação no Calendário Nacional de Vacinação desde 2014. A vacina quadrivalente contra o HPV, adotada por mais de 100 países, demonstrou efetividade na redução do risco de câncer cérvico-uterino e câncer anal em adolescentes vacinados, comparados aos não imunizados.
Sobre o HPV:
O HPV é um grupo de mais de 100 tipos de vírus capazes de infectar pele e mucosas, provocando verrugas e câncer, dependendo do tipo de vírus. Com o potencial de ser uma infecção sexualmente transmissível, muitas vezes assintomática, o HPV exige atenção e ação preventiva para salvaguardar a saúde da população.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



