Alagoas

Parceria

CBHSF e Prefeitura de Penedo revolucionam saneamento

Investimento em Rede Coletora de Esgoto marca avanço histórico na qualidade de vida ao preservar Rio São Francisco.

Por Redação 06/03/2024 13h01
CBHSF e Prefeitura de Penedo revolucionam saneamento
Foto: Ricardo Alves

Na tarde desta terça-feira, o Prefeito Ronaldo Lopes e a Secretária Municipal de Infraestrutura, Amanda Lima, visitaram as obras de mais de dois quilômetros de rede coletora de esgoto na Rua Tupinambás, parte baixa de Penedo. Essa iniciativa é resultado da parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e a Prefeitura de Penedo, visando não apenas a melhoria do saneamento básico, mas também a preservação do Rio São Francisco.

"Todo esse esgoto será levado, por meio dessa rede coletora, até a estação elevatória situada próxima da ladeira do Oiteiro e deste ponto para a estação de tratamento. Então são duas ações importantíssimas, melhoria de qualidade de vida para o nosso povo e para o nosso Velho Chico", destaca Ronaldo Lopes durante a visita.

A interligação das obras realizadas no Centro da cidade com a rede instalada durante o PAC Cidades Históricas é um passo significativo para Penedo contribuir de maneira expressiva para a revitalização do Rio São Francisco, eliminando o lançamento de esgoto in natura do Centro Histórico e da região do Camartelo.

Ronaldo Lopes expressa sua gratidão à parceria com o CBHSF, que possibilitou o investimento viabilizado com recursos da cobrança do uso de águas do rio. "Agradeço ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco por essa iniciativa que traz benefícios não só para Penedo, mas para toda a região", ressalta.

A Secretária Amanda Lima enfatiza a complexidade da obra, destacando que, apesar dos transtornos temporários, o resultado será o maior investimento em qualidade de vida para a região do Camartelo. "É importante frisar a complexidade dessa obra pelas características próprias do trabalho, principalmente a escavação feita para a instalação da rede. Sabemos que gera incômodos, mas tudo isso é necessário para gerar o benefício à coletividade e ao rio", conclui Amanda Lima.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu