Alagoas
Polícia Civil de Alagoas inaugura Delegacia de Estelionatos
Nova unidade especializada visa investigar e prevenir crimes de estelionato no estado.
Os alagoanos agora contam com mais uma ferramenta no combate à criminalidade: a recém-inaugurada Delegacia de Estelionatos, localizada na sede de Delegacias Especializadas, em Chã de Bebedouro. Esta nova unidade se junta à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Capital (DRNC), fortalecendo a presença policial no estado.
Criada por meio de Lei Estadual e regulamentada pela Lei Delegada 59, de 27 de junho de 2023, a Delegacia de Estelionatos surge como resposta ao aumento alarmante desse tipo de crime no Brasil, conforme apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.
Segundo o delegado-geral Gustavo Xavier, a nova unidade visa promover meios eficazes de combate ao estelionato, uma vez que os dados revelam um crescimento exponencial desse tipo de crime. "São 208 golpes por hora no Brasil, totalizando 1.819.409 casos registrados, representando um aumento de 326,3% desde 2018", destaca Xavier.
Para o delegado Lucimério Campos, responsável pela nova delegacia, a situação em Alagoas também é preocupante, com um aumento significativo no número de casos nos últimos anos. "Foram 20.064 casos de estelionato em 2021 e 24.825 em 2022, um aumento de 19,18%", revela Campos, acrescentando que a maioria desses crimes é cometida virtualmente, via Internet.
A Delegacia de Estelionatos ficará encarregada de investigar golpes que resultem em prejuízos superiores a 70 salários mínimos ou que sejam praticados em série contra várias vítimas, desde que também ultrapassem esse limite. Já os crimes de menor montante serão investigados pelas delegacias distritais.
Além da repressão aos estelionatos, a nova unidade também atuará na prevenção, por meio de campanhas de conscientização e capacitações em parceria com a Escola Superior de Polícia Civil. "O combate a essa modalidade de crime exige um trabalho de repressão qualificada, aliado a ações preventivas e educativas", ressalta o delegado-geral Xavier.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



