Alagoas
Alagoas registra menor índice de crimes em 10 anos
Dados do primeiro trimestre apontam redução significativa nos índices de criminalidade no estado.
O Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Neac/SSP) anunciou uma notícia positiva para os alagoanos: o primeiro trimestre de 2024 registra o menor índice de violência desde 2012, marcando um marco significativo na trajetória da segurança pública do estado.
De acordo com os dados oficiais, de janeiro a março deste ano, foram contabilizadas 283 Mortes Violentas Intencionais (MVI) em Alagoas, representando uma redução de 54,2% em comparação com o mesmo período de 2012, quando foram registrados 618 casos. Além disso, em relação ao segundo melhor período, no primeiro trimestre de 2021, houve uma queda de 5,7%, com 300 casos registrados.
Especificamente em relação aos casos de feminicídio, a redução em 2024 em comparação com 2023 foi de 43,9%, diminuindo de sete para quatro casos. Este desempenho positivo coloca Alagoas em destaque, sendo o estado do Nordeste com a maior redução no número deste tipo de crime, conforme estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Flávio Saraiva, secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, enfatizou o compromisso das forças policiais no combate à criminalidade, destacando os investimentos realizados na área.
“A atual gestão tem sido a que mais investiu em segurança pública, contribuindo para o bom desempenho do nosso efetivo. Estamos empenhados em diminuir ainda mais o quantitativo de mortes, principalmente causadas pelo tráfico de entorpecentes, e salvar vidas. Temos investido em equipamentos de alta qualidade a preços acessíveis, e muito ainda está por vir, como um helicóptero de última geração, óculos de visão noturna e termal, pistolas 9mm, fuzis de precisão e munições”, afirmou Saraiva.
Ele ressaltou a importância das ações integradas e coordenadas pelo Serviço de Inteligência para a redução contínua dos índices de violência.
“A nossa Força-tarefa para cumprimento de mandados judiciais tem garantido a prisão de delinquentes, e vamos continuar trabalhando para que os infratores paguem pelos crimes e não fiquem impunes. Manteremos nossa atuação integrada e firme para sermos cada vez mais eficazes”, concluiu o secretário da Segurança Pública.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



