Alagoas

Vacinação

Alagoas recebe primeiras doses da vacina contra a dengue

Programa de vacinação prioriza crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Por Redação 26/04/2024 17h05
Alagoas recebe primeiras doses da vacina contra a dengue
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Nesta sexta-feira (26), Alagoas recebeu as primeiras 22.180 doses da vacina contra a dengue, Qdenga. As vacinas estão armazenadas na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em Maceió, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A partir dali, serão distribuídas para os 12 municípios da I Região da Saúde. Ao todo, o estado receberá 88.694 doses.

O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, que apresentam a maior proporção de hospitalizações por dengue, conforme o Ministério da Saúde (MS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A distribuição das doses nos municípios de Alagoas, como Maceió (65.327 doses), Rio Largo (7.670 doses) e outros, foi determinada com base em critérios de ranqueamento das regiões de saúde e municípios, bem como na disponibilidade prevista pelo fabricante.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, esteve presente na sede do PNI para receber as primeiras doses enviadas a Alagoas. "Hoje é um dia muito especial, pois estamos iniciando a vacinação de combate à dengue. A partir da semana que vem, vamos sentar com todos os municípios para criar nossa estratégia para iniciar a campanha de vacinação contra a dengue", disse Thalyne.

As doses para a segunda aplicação, com intervalo recomendado de três meses, serão enviadas posteriormente para completar o esquema de vacinação.

Dengue

A dengue faz parte de um grupo de doenças chamadas arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Pessoas de todas as faixas etárias são suscetíveis à doença, mas aquelas com maior idade ou doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, têm maior risco de evoluir para casos graves e complicações que podem levar à morte.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu