Alagoas

Risco à saúde

Baixa adesão à vacinação contra influenza em Alagoas

Sesau alerta para aumento de casos e mortes, enquanto população ignora imunização essencial.

Por Redação 22/05/2024 13h01
Baixa adesão à vacinação contra influenza em Alagoas
Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) destaca a urgência da imunização contra a Influenza em Alagoas, diante do cenário alarmante de aumento de casos e óbitos este ano. Apesar disso, apenas 40,01% da população-alvo recebeu a vacina até o momento, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).

"É inconcebível termos vivenciado tanto sofrimento e dor e não termos compreendido que a vacina salva vidas", ressalta Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Alagoas.

A pandemia de Covid-19 e a epidemia de Influenza já deveriam ter sensibilizado a população para a importância da vacinação, mas muitos parecem negligenciar o risco.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de janeiro a abril deste ano, Alagoas registrou 143 casos de Influenza, resultando em sete mortes, números significativamente maiores do que no mesmo período do ano anterior.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforça o apelo à população: "A vacina contra a Influenza é eficaz e representa um ato de auto-cuidado e proteção para nós mesmos e quem amamos, principalmente as crianças, idosos e pessoas com comorbidades."

Para se vacinar, basta comparecer aos postos de vacinação das Secretarias Municipais de Saúde, portando a Caderneta de Vacinação. O público-alvo inclui todas as pessoas maiores de seis meses, com destaque para crianças, que devem receber duas doses com intervalo de 30 dias.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu