Alagoas

Tecnologia

Expansão da fibra óptica em Alagoas promete revolução na conectividade

RNP anuncia banda larga de alta velocidade para 11 municípios e 22 campi universitários no Estado.

Por Redação 22/05/2024 13h01
Expansão da fibra óptica em Alagoas promete revolução na conectividade
Foto: Naísia Xavier / Ascom Fapeal

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciou uma expansão significativa do anel de fibra óptica em Alagoas. Durante uma mesa redonda no evento organizado pelo Ponto de Presença da RNP em Alagoas (PoP-AL), abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), foram revelados os detalhes técnicos da obra.

A expansão abrangerá 11 municípios alagoanos: Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Messias, Piranhas, Satuba, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Rio Largo e Maceió. As atualizações na rede já começaram, com velocidades de 10GB a 100GB de acordo com a demanda de cada cidade.

Infraestrutura Estratégica e Benefícios


O critério para a escolha das cidades incluiu a presença de campi federais e estaduais, como a Universidade Federal de Alagoas, o Instituto Federal de Alagoas, a Universidade Estadual de Alagoas e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Atualmente, 22 campi aguardam conexão com o PoP-AL.

Georgine Neri, coordenador-geral do PoP Alagoas e assessor-executivo de Gestão Interna da Fapeal, ressaltou a importância dessa expansão. "A gente está em processo de transformação desse novo ambiente, e, trabalhando para essa transformação. Esse processo não é só do PoP-AL e da Fapeal, mas de todo aquele que se beneficia do serviço prestado pela RNP, que não é só conectividade", comentou Neri.

Melhoria Técnica e Segurança


Bruno Cavalcante, coordenador-técnico do PoP-AL, explicou que novos equipamentos permitirão uma entrega de link de até 100GB, graças a uma redundância subterrânea localizada principalmente na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. "Atualmente, o PoP possui um backbone de 100 GB, mas não conseguíamos escoar essa conectividade devido à limitação de 10 GB dos equipamentos atuais. A partir de agora, por exemplo, não teremos tanto medo de um ônibus bater em algum poste porque a fibra vai estar vindo através da rota subterrânea", disse Cavalcante.

Planejamento e Implementação


Entre agosto e novembro deste ano, o PoP-AL redesenhará o cronograma técnico para adaptar as novas infraestruturas às instituições beneficiadas. "Cada instituição tem a sua realidade, isso vai ser negociado e agendado, até que, aos poucos, toda a rede esteja na sua nova infraestrutura", complementou o analista de redes.

Impacto na Educação e Saúde


A Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal) é uma das instituições que se beneficiarão significativamente. Ziraldo Cardoso, gestor de tecnologia da informação da Uncisal, destacou a importância desse avanço. "A Uncisal tem um data center próprio e toda o consumo está na fibra da RNP. A Uncisal hoje consegue ter dependência de infraestrutura online e consegue fazer essa entrega de serviços com muito mais flexibilidade e tranquilidade porque a RNP oferece isso para a gente", observou.

Eventos e Futuro


Os anúncios foram feitos durante o Workshop de Tecnologia de Redes (WRT), realizado no Centro de Inovações de Jaraguá, entre 15 e 17 de maio, que atraiu 534 participantes. A meta é concluir a implantação do anel óptico de 5.500 km de fibra até o final de 2026, conectando todos os municípios mencionados.

Com essa expansão, Alagoas avança rumo a uma nova era de conectividade, beneficiando instituições educacionais e a população em geral com uma infraestrutura robusta e moderna.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu