Alagoas

Saúde e Inclusão

UPAs de Maceió adotam pulseira para pacientes autistas

Identificação especial garante atendimento prioritário e tranquilidade às famílias.

Por Redação 24/05/2024 16h04
UPAs de Maceió adotam pulseira para pacientes autistas
Foto: Cortesia

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, em Maceió, agora estão adotando uma pulseira específica de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reafirmando o compromisso da Prefeitura de Maceió com a inclusão e equidade no atendimento de saúde.

Essa iniciativa, em conformidade com a Lei Nº 14.626, de 19 de julho de 2023, visa garantir um acolhimento ainda mais humanizado para os pacientes autistas no Sistema Único de Saúde (SUS). A pulseira de identificação não só facilita o atendimento prioritário, mas também oferece uma camada extra de proteção e reconhecimento nos serviços de saúde públicos.

"Essa iniciativa em nossas UPAs representa inclusão e um acolhimento especial aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Esses pacientes recebem uma pulseira exclusiva nos quais estarão identificados, visivelmente, para realizarem o atendimento prioritário, conforme previsto em lei. Queremos fazer uma Maceió ainda mais engajada e determinada a cuidar das pessoas com autismo", destacou o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.

A pulseira de quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do TEA, é obrigatória para exercer o direito ao atendimento prioritário, conforme estabelecido na Lei Federal nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion), não apenas nas UPAs, mas também em hospitais, maternidades, redes de atenção primária e demais espaços públicos de saúde.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu