Alagoas

Saúde

Crescimento de casos de bronquiolite em Alagoas alerta pais

Pediatra destaca medidas de prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório.

Por Redação 25/05/2024 09h09
Crescimento de casos de bronquiolite em Alagoas alerta pais
Foto: Carla Ceto e Olival Santos / Ascom Sesau

O aumento da circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em Alagoas, responsável por infecções nas vias respiratórias e pulmões, está elevando as internações por bronquiolite, especialmente entre recém-nascidos e crianças pequenas. Diante dessa situação, a pediatra e neonatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sirmani Frazão, emitiu um alerta aos pais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da bronquiolite.

Frazão, que atua na Supervisão de Cuidados à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesau, destacou a necessidade de encaminhar imediatamente as crianças com sintomas de desconforto respiratório ou gripe para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). "A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar casos graves da doença", enfatizou.

A principal forma de prevenir a transmissão do VSR é evitar o contato ou exposição da criança a pessoas contaminadas. A pediatra também recomendou reforçar os cuidados básicos de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão e a limpeza de objetos que possam estar contaminados, como brinquedos.

"Quero alertar a população sobre os casos de bronquiolite que vêm acontecendo no estado. A bronquiolite é causada pelo VSR, que nos bebês abaixo dos seis meses ocorre de forma mais grave. Nas crianças maiores e nos adultos, é semelhante a uma gripe com mais secreção, mas também é um potente transmissor", explicou Sirmani Frazão.

Ela também aconselhou os pais a evitar visitas ao bebê logo após o nascimento, lavar bem as mãos antes de tocar nele e limpar as superfícies com álcool a 70%. "Se algum cuidador estiver resfriado, é necessário usar máscaras. Evitar o contato próximo entre crianças menores resfriadas e o bebê, além de evitar aglomerações, é crucial para proteger tanto o bebê quanto a mãe", acrescentou.

Sintomas


Os sintomas da bronquiolite são semelhantes aos de um resfriado. Segundo o Ministério da Saúde, os mais comuns são febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça e nariz escorrendo. "Este ano, em Alagoas, os casos de bronquiolite aumentaram e, por isso, a prevenção é a melhor saída", concluiu Sirmani Frazão.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu