Alagoas

Eleições 2024

Pesquisa para Maceió é divulgada pelo Paraná Pesquisa

Pesquisa de Intenção divulgada nessa quarta mostra JHC à frente na corrida para prefeitura da capital alagoana.

Por Redação com Site* 26/06/2024 17h05 - Atualizado em 26/06/2024 18h06
Pesquisa para Maceió é divulgada pelo Paraná Pesquisa
Foto: Divulgação

Às vésperas das eleições municipais de 2024, a corrida à Prefeitura de Maceió pode ser decidida já no primeiro turno. o atual prefeito Jão Henrique Caldas (PL) desponta como favorito disparado entre o eleitorado, com 54,4% das intenções de voto, segundo levantamento do institui Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (26).

Bem atrás do prefeitor bolsonarista aparecem o deputado federal Alfredo Gaspar (união Brasil), com 14,9%, e o ex-deputado estadual Davi Davinbo Filho (PP), com 11,8%, tecnicamente empatados em segundo lugar dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais.

Nas eleições de 2020, Davino terminou em terceiro lugar, enquanto Gaspar foi o mais votado no primeiro turno, mas perdeu para Caldas na segunda rodada.

Na terceira posição do levantamento, também em empate técnico, estão o deputado federal Rafael Brito (MDB), com 3,8% - candidato do agrupo do senador Renan Calheiros (MDB) - e os ex-vereadores Anivaldo Luiz, o Lobão (SD), com 2.2%, e Ricardo Barbosa (PT), com 0,9%.

Capital do bolsonarismo no Nordeste


Nas eleições presidenciais de 2022, Maceió se projetou como a única capital nordestina onde o ex-presidente Jair Bolsonaro teve mais votos do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - o ex-mandatário e o petista terminarm com 57% e 43% do eleitorado maceioense.

Também de acordo com a pesquisa divulgada hoje, o favoritismo pela direita ainda prevalece na capital alagoana. Entre os participantes, 29,7% afirmaram que "com certeza votariam" em um candidato apoiado por Bolsonaro e 24,9% em um nome indicado por Lula - em contra partida, 47,8% "jamais votariam" em um aliado do ex-presidente e 50,1% rejeitam completamente alguém apadrinhado pelo petista.

O caso de João Henrique Caldas traz uma curiosa singularidade: em 2020, o prefeito foi eleito pelo PSB, partido que hoje integra a base do governo federal e tem o vice-presidente Geraldo Alckmin em suas fileiras, mas migrou para o PL durante o mandato. A despeito da mudança radical de legenda, a administração do atual chefe do Executivo aparece com 76,9% de aprovação entre os eleitores de Maceió.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 680 eleitores em Maceió (de um universo de 449 mil) entre os dias 20 e 25 de junho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais para mais ou menos.

*veja.abril

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu