Alagoas
Ministério da Saúde Simplifica Processos para Retomada de Obras
Nova portaria remove requisitos e facilita envio de documentação até 23 de julho.
Os gestores de saúde agora podem preencher a documentação necessária para a retomada ou reativação de obras de forma mais rápida e fácil. O Ministério da Saúde simplificou o processo, removendo requisitos como laudos e certidões de conclusão de obras. Os gestores têm até 23 de julho para enviar a documentação exigida, que segue modelos fornecidos pelo Ministério.
Dos 3.585 pedidos de retomada de obras, 2.099 estão pendentes devido à falta de documentação. Em Alagoas, 48 das 129 solicitações ainda precisam ser completadas. Após a análise dos documentos, os municípios poderão assinar os Termos de Repactuação ou reativar as obras no sistema.
As mudanças estão estabelecidas na portaria GM/MS 3.610, de 22 de abril de 2024. Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, explica que a redução das exigências visa aumentar a adesão ao processo e evitar a devolução de recursos. "A simplificação busca incentivar mais gestores a participar e assegurar que os recursos sejam utilizados de forma eficiente", afirmou Chaves.
O Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionado em novembro de 2023, destinará cerca de R$ 500 milhões a mais de 3,5 mil obras essenciais para a saúde. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da iniciativa para concluir projetos paralisados e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). "É crucial finalizar essas obras para garantir uma rede de saúde integrada e funcional para todos", declarou a ministra.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Arte ou macacada?
-
ALAGOAS
Dep. Daniel Barbosa garante dobro de investimentos para o Ifal em 2025
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco