Alagoas
Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
O processo seletivo para o preenchimento das vagas será pelo Exame Nacional de Residência Médica, em outubro.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) ampliou a oferta de Programas de Residência na Rede Pública Estadual em Alagoas. A partir de agora, três hospitais estão credenciados e oferecem 73 vagas de Residência em Saúde. O preenchimento das vagas vai ocorrer por meio do processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare), que acontece em outubro deste ano, e vai abranger, além da área Médica, as áreas Multi e Uniprofissional.
As informações sobre o processo foram divulgadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e podem ser acessadas no site do Exame Nacional de Residência (Enare). A plataforma disponibiliza na área do candidato os editais, as instituições participantes, número de vagas, informações sobre as provas e o cronograma do processo, que terá as inscrições iniciadas em 7 de agosto, com provas em 20 de outubro de 2024.
Das 73 vagas ofertadas na Rede Estadual de Saúde, 38 são do Hospital Geral do Estado (HGE), 26 do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e nove do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). As vagas são voltadas aos profissionais com graduação em medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.
OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE
Na área Médica, os Programas de Residência são nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia-Geral, Clínica Médica, Emergência Pediátrica, Endoscopia, Medicina de Emergência, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria. Na área Uniprofissional, os Programas de Residência são nas especialidades de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Nutrição Clínica.
A novidade deste ano foi a criação dos Programas de Residência na área Multiprofissional, no HGE, em Maceió, e no HEA, em Arapiraca, com as especialidades de Atenção ao Paciente Crítico e Atenção em Urgência e Emergência. Entre os requisitos para concorrer às vagas, além da realização da prova, é possuir Graduação na área, com registro no respectivo Conselho de Classe, quando solicitado.
“É a primeira vez que Alagoas adere ao exame nacional para o processo seletivo para as vagas de residência, um avanço que demonstra atenção da Sesau com o aprimoramento da área. Com a adesão, possibilitamos uma seleção transparente, com menos vagas ociosas e de baixo custo para os candidatos e para o Estado, padronizando o processo”, explicou a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, responsável pela gestão das ações da Integração ensino-serviço no âmbito da Sesau, Mayara Lopes.
O EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA
O Exame Nacional de Residência (Enare) é uma avaliação realizada nacionalmente, e de forma unificada, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a oferta de vagas de residências nas áreas Médica, Multi e Uniprofissional, em todo território brasileiro, 8.700 vagas serão ofertadas este ano pelo Enare. A classificação dos candidatos ocorre com base na nota alcançada na prova e análise curricular na especialidade, sendo semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os participantes concorrem a vagas nos 1.700 programas em todo país.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a adesão ao Enare evidencia a visão da Sesau em assegurar que as unidades hospitalares do Estado também contribuam para a formação profissional. “O objetivo de nossa gestão é, também, assegurar a melhor formação dos futuros profissionais da saúde em Alagoas, uma vez que contamos com uma rede assistencial ampla. Por meio do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, vamos qualificar também contribuir para contarmos com mais especialistas em Alagoas”, frisou o gestor.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima