Alagoas
Biblioteca Pública Municipal abre as portas para o público em Coruripe
Equipamento passou por uma reforma para transformar o seu espaço.
Com o objetivo de proporcionar uma transformação na rotina e visão sobre o mundo da comunidade literária de Coruripe, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis reabriu as suas portas, na última quarta-feira (24). Jovens, crianças, e todos aqueles que estiverem interessados em viajar no universo mágico dos livros podem utilizar os serviços gratuitos do equipamento cultural, disponíveis de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h.
O novo espaço conta com um ambiente amplo e confortável para leitura, estudos e interação. Além de estações de trabalho para acesso aos livros e cursos virtuais que integram a lista de atividades oferecidas.
Com a reforma do prédio, o mais importante equipamento de leitura e de preservação de história, localizado na Rua Lindolfo Simões, N° 400, no bairro Centro de Coruripe, agora serão exibidas sessões de curtas-metragens, com produções locais, nacionais e internacionais.
“É um espaço de acolhimento que vai proporcionar uma acessibilidade para os estudos e a formação dos nossos jovens. Ouvir os relatos dos pais que preferem ver seus filhos em momentos de leitura e lazer dentro de uma biblioteca a vê-los fazendo qualquer outra coisa que não agrega valor algum na rua, é gratificante. Pois, reafirma o nosso compromisso com a literatura”, disse Édipo Silsant, coordenador da Biblioteca Municipal.
Além de um acervo diversificado, a reforma possibilitou uma reestruturação na acessibilidade com uma estrutura inclusiva que facilitará a movimentação de cadeirantes. Hoje, o espaço conta com rampa de fácil acesso na entrada, espaços amplos nos corredores, mesa de leitura adaptada e banheiros para cadeirantes.
A Biblioteca Municipal faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult). Para a coordenadora do Sistema, Mira Dantas, a renovação do equipamento cultural vai proporcionar um melhor acolhimento para a população.
“A reinauguração da biblioteca de Coruripe é algo bastante significativo, não somente para o município, mas para o estado de Alagoas. Saber que estamos, através de um trabalho de formiguinha do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, inserindo ânimo para os gestores e mostrando a importância de manter vivo cada equipamento público é gratificante”, disse.
Dentre as melhorias nos serviços ofertados temos, visitação guiada mediante agendamento, sarau literário com apresentações artísticas, projeto leitura itinerante atrelado à arte cênica e dança, oficina de prática de pesquisa e boa escrita com o auxílio de profissionais e professores, atividades artísticas de formação e promoção à leitura.
Questionado sobre planos futuros para o equipamento cultural, o coordenador Édipo Silsant, afirmou que a pretensão é de conseguir estabelecer novas parcerias para receber doações de livros, execução de projetos e capacitações para o desenvolvimento de atividades artístico literário.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da reabertura da biblioteca. "A revitalização da Biblioteca Pública Municipal em Coruripe é um marco importante para a comunidade da cidade. O espaço não é apenas um local de leitura, mas um centro de cultura, aprendizado e inclusão”.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima
-
Só para maiores de 16 anos
Câmara aprova projeto de lei que proíbe redes sociais para jovens na Austrália