Alagoas
Mais de 16 mil RGs foram emitidos em um mês de operação do novo sistema nas Centrais Já!
Os usuários podem realizar o cadastro e agendamento através do site do Já! em Alagoas.
Em um mês de funcionamento do novo sistema de agendamentos, as Centrais Já! registraram quase 40 mil atendimentos em Alagoas, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O serviço mais solicitado pelos usuários foi a emissão de RG, que registrou mais de 16 mil emissões em um mês. Em comparação com a média por mês do sistema anterior, houve um aumento de 36,49% nas emissões.
Ainda de acordo com o levantamento, foram feitos 72.672 cadastros e 46.122 agendamentos, desde quando o novo sistema foi implantado. E além da emissão de RG, os serviços mais solicitados pelos usuários foram a emissão da 1ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 2.326 atendimentos; a correção de dados cadastrais, com 2.121 atendimentos; e a alteração de dados na CNH, com 1.393 atendimentos.
A unidade Já! que mais recebeu usuários foi a do Maceió Shopping, que deu suporte a quase 11 mil pessoas. O maior público de usuários se concentrou nas mulheres cisgêneros, que correspondeu a 39,26% do público das Centrais Já! de Alagoas.
“O agendamento para o atendimento no Já! foi rápido. Eu precisei de uma segunda via do meu RG e no mesmo dia consegui fazer a marcação do horário. Ao chegar ao local agendado, não demorei muito para ser atendido, foi bastante rápido e eficiente”, conta o advogado Anderson dos Santos.
O novo sistema que comporta os agendamentos das unidades Já! também está sendo utilizado há um mês para o serviço de outros órgãos em Alagoas, como é o caso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), do Detran; do Instituto de Identificação; e do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
“O novo sistema é gratuito, foi desenvolvido pela Seplag e idealizado e construído pelo corpo técnico do estado. Ele foi feito através de mapeamento de todos os problemas identificados nos outros sistemas usados e foram adicionadas ao projeto formas de solucionar problemas que a gente ainda não tinha mapeado anteriormente. Então, o novo sistema é inclusivo, mapeia dados relacionados ao nosso público para que a gente possa trazer mais serviços, desenvolver ações e promover maior inclusão social”, enfatiza Elesjandely Marques, secretária executiva de gestão interna da Seplag.
Para o agendamento nas unidades Já!, o usuário deve realizar cadastro e login na página https://ja.al.gov.br/ pelo gov.br ou pelo Google. Dentro do sistema, serão apresentadas todas as unidades que possuem vagas disponíveis. No momento em que o usuário escolher o serviço desejado, será assegurado a ele um tempo de 5 minutos para que as informações sejam conferidas antes da confirmação do agendamento.
Acessibilidade
As mudanças no novo sistema também previram melhorias na acessibilidade. Agora, as chamadas para deficientes visuais e auditivos contam com um dispositivo para que eles tenham mais autonomia.
Para a chamada de usuários com deficiência visual, o chamador reproduz um som com as informações presentes na tela, como guichê, ficha de chamada e o órgão. E para os usuários com deficiência auditiva, a tela fica verde e informa, através de linguagem de sinais, que o requerente está autorizado a ir ao guichê sugerido em tela.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Após acidente, governo planeja ações para a Serra da Barriga
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada