Alagoas
Braskem Implanta Sistema de Drenagem para Estabilização do Solo no Mutange
Obra usa tecnologia moderna e prevê conclusão até o início de 2025.
A Braskem iniciou a instalação de um novo sistema de drenagem na Encosta do Mutange, em Maceió, como parte das ações para estabilizar o solo da região e evitar problemas decorrentes das chuvas. A iniciativa integra o pacote de medidas previstas no Termo de Acordo Socioambiental, firmado em 2020 com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), e tem como objetivo assegurar que a água da chuva siga o fluxo natural de escoamento para a Lagoa Mundaú, sem sobrecarregar o solo instável da encosta.
O sistema contará com dois tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com quase um metro de diâmetro cada, que se estenderão da parte alta do bairro do Pinheiro até a base da Encosta, no Mutange. Esses tubos se conectarão a uma caixa dissipadora de energia, equipamento responsável por reduzir a velocidade da água antes de alcançar a lagoa. “O uso do PEAD oferece maior resistência e flexibilidade, tornando a rede mais segura e durável em comparação com as tubulações tradicionais, feitas de concreto”, informou a Braskem.
A tecnologia adotada utiliza o método de perfuração direcional, que permite a instalação dos tubos em profundidades de até 27 metros, sem a necessidade de grandes escavações. Isso garante mais segurança para os trabalhadores e preserva a integridade do solo. O novo sistema deve ser concluído no primeiro trimestre de 2025, metade do tempo que seria necessário com métodos tradicionais.
Desde 2019, a Braskem desenvolve um conjunto de ações para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo na região. As obras de drenagem no bairro do Pinheiro fazem parte do compromisso de estabilização e monitoramento contínuo do solo nas áreas afetadas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara