Alagoas
MPF processa hotel por construção irregular em área de preservação
Ação exige recuperação ambiental e pagamento por danos coletivos no litoral alagoano.
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas ajuizou uma ação civil pública contra um empreendimento hoteleiro em Passo do Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas, e seu sócio-administrador. O motivo é a construção irregular de um muro de contenção na Praia do Marceneiro, dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC).
De acordo com a procuradora da República Juliana Câmara, autora da ação, o MPF requer que a Justiça Federal determine a adequação do muro por meio de um Plano de Recuperação Ambiental de Área Degradada (PRAD), que deverá ser aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O órgão também exige o pagamento de danos morais coletivos devido à construção sem autorização, além dos danos ambientais causados.
O muro de alvenaria, com aproximadamente 105 metros de extensão, foi construído sem permissão das autoridades competentes e já havia sido embargado. No entanto, conforme o MPF, o embargo foi desrespeitado, e a obra continuou. "O empreendimento permaneceu inerte, mesmo após a tentativa de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)", destacou o MPF.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), junto ao IMA, realizou vistorias no local e constatou que o muro de contenção não atendia às especificações ambientais exigidas. O ICMBio informou que "a construção de estruturas rígidas em ambiente de praia provoca impactos imediatos, como a perda da vegetação nativa de restinga e o acesso à praia".
Agora, o MPF aguarda a decisão da Justiça para que o empreendimento se adeque às normas ambientais e pague pelos danos causados à área protegida.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara