Alagoas

CASO DE POLÍCIA

Crianças em situação de abandono são resgatadas em Branquinha

Justiça determina afastamento dos pais e acolhimento em instituição

Por Redação 04/01/2025 11h11
Crianças em situação de abandono são resgatadas em Branquinha

Sete crianças, com idades entre 6 e 12 anos, foram resgatadas em situação de abandono e maus-tratos em uma casa no município de Branquinha, no interior de Alagoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AL).

De acordo com o órgão, as crianças viviam em condições insalubres, sem acesso a higiene básica e com alimentação inadequada, além de apresentarem frequência irregular na escola. Relatos indicam que os menores sofriam violência física e psicológica e eram expostos a situações de risco, como o envolvimento de uma das meninas com um homem adulto.

A Defensoria também revelou que algumas crianças foram vistas em companhia de usuários de drogas. Além disso, os pais negaram cuidados médicos essenciais aos filhos. Um dos menores, que sofre com um abscesso dental há mais de três meses, teve atendimento odontológico recusado pela mãe, que também rejeitou medicamentos e internação hospitalar.

Decisão judicial

Após a apuração dos fatos, a Justiça determinou o afastamento imediato das crianças do convívio familiar, proibindo o contato com os pais por pelo menos 60 dias. As crianças foram encaminhadas a uma instituição de acolhimento, onde cada uma terá um Plano Individual de Atendimento.

Os documentos pessoais dos menores foram apreendidos para garantir acesso a serviços básicos e de saúde.

O pedido de destituição do poder familiar foi formulado pelo Defensor Público João Augusto Sinhorin, com base em denúncias e informações coletadas pelo Conselho Tutelar, professores e profissionais de saúde da cidade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu