Alagoas
Período chuvoso aumenta a presença de animais silvestres em áreas urbanas
IMA reforça a importância de agir com cautela no resgate e manejo dessas espécies ao encontrá-las
As chuvas intensas têm provocado o deslocamento de animais silvestres para áreas urbanas, colocando muitas espécies em risco. Na última semana, répteis feridos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Diante do aumento desses casos, veterinários e biólogos alertam para os cuidados ao encontrar ou manusear esses animais.
Entre os atendimentos recentes, houve o caso de cágados atropelados ao tentarem atravessar vias urbanas, que precisaram passar por um procedimento para a recuperação do casco. Segundo Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas, a presença desses animais nas cidades tem relação direta com o período chuvoso.
“Esses animais chegam ao Cetas em maior quantidade nesses períodos de chuva porque o aumento da vazão de rios e lagoas faz com que essas espécies comecem a aparecer em ambientes urbanos”, explica.
Outro registro que chamou a atenção dos técnicos do Cetas foi o de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo, que chegou ao centro com marcas de facão na cauda. O animal apresentava sinais de agressão, o que reforça a preocupação com a reação de parte da população ao encontrar animais silvestres fora do habitat. Para os veterinários, o caso evidencia a importância de acionar os órgãos responsáveis em vez de agir por conta própria.
“Quando as pessoas se deparam com esses animais, elas podem sentir medo e acabar agredindo-os, achando que vão atacar. O ideal é ter muito cuidado e acionar o Batalhão de Polícia Ambiental para que seja feito o devido resgate”, conta a veterinária.
A população, ao se deparar com uma espécie silvestre em perigo ou circulando em vias urbanas, deve evitar o contato direto com o animal e acionar imediatamente o Batalhão de Polícia Ambiental. A equipe é capacitada para realizar o resgate com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas envolvidas. O contato pode ser feito pelo telefone (82) 3315-4325, que está disponível para atender esse tipo de ocorrência.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió



