Alagoas

'Operação Dia Zero'

Operação da CGU e PF que investiga desvio de recursos da saúde cumpre mandados em Maceió

Grupo desviava recursos públicos por meio de contratações irregulares de organização sem fins lucrativos

Por Redação 12/06/2025 13h01
Operação da CGU e PF que investiga desvio de recursos da saúde cumpre mandados em Maceió

Na manhã desta quinta-feira (12), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal lançaram a operação "Dia Zero", desmantelando uma organização criminosa suspeita de desviar verbas públicas na Prefeitura de Salvador (BA). A ação também teve desdobramentos em Maceió (AL) e em outras cidades baianas, como Mata de São João e Itapetinga.

O esquema envolvia contratações irregulares de organizações sem fins lucrativos, destinadas à prestação de serviços tecnológicos na área da saúde, com o objetivo de desviar recursos públicos. A operação resultou no cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão e no bloqueio de R$ 100 milhões em valores, além do afastamento de diversos servidores públicos.

Entenda o caso

As investigações começaram após indícios de um esquema de desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro envolvendo entidades sem fins lucrativos e diversas empresas privadas contratadas por prefeituras da Bahia. O foco principal recaiu sobre uma organização que prestava serviços de tecnologia da informação (TI) na área da saúde para o município de Salvador, cujo faturamento cresceu de forma expressiva nos últimos anos.

Durante as apurações, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União identificaram irregularidades no processo licitatório promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, que resultou no contrato de prestação de serviços com a referida entidade.

Além do favorecimento ilegal na licitação, o grupo também utilizava mecanismos para ocultar o desvio de recursos. Pagamentos fictícios eram realizados a empresas privadas ligadas a servidores públicos envolvidos no esquema, bem como a funcionários da própria organização contratada, numa tentativa de mascarar os reais beneficiários dos valores desviados.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu