Alagoas

Doação de sangue

Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Trapiche

Serviço ficou uma semana com o funcionamento paralisado para a realização de manutenção predial

Por Assessoria 16/06/2025 13h01
Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Trapiche
A Unidade Trapiche do Hemoal Maceió está situada ao lado do Hospital Geral do Estado e permanecerá funcionando nos dias e horários habituais - Foto: Carla Cleto / Ascom Hemoal

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) retornou, nesta segunda-feira (16), o funcionamento da coleta de sangue na Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O serviço ficou uma semana com o funcionamento paralisado para a realização de manutenção predial, que passou por revisão da rede elétrica e pintura.

Assim como ocorria antes da paralisação para manutenção predial, a Unidade Trapiche do Hemoal Maceió continuará funcionando de segunda a sexta, das 7h às 18h. O serviço de coleta de sangue também permanecerá funcionando aos sábados, das 7h às 17h, para assegurar que os alagoanos possam praticar o gesto voluntário nos fins de semana.

“Após uma semana com o atendimento suspenso para a realização da manutenção predial, finalmente estamos retomando o atendimento aos doadores de sangue. Seguiremos atuando para atender os nossos doadores de sangue com eficiência, agilidade e humanização, seguindo as normas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, ressaltou o supervisor administrativo do Hemoal, Marcelo Casado.

Supervisor administrativo do Hemoal, Marcelo Casado, assegura que a Unidade Trapiche irá continuar atendendo os doadores de sangue com eficiência, agilidade e humanização
Outras Unidades
Mas além da Unidade Trapiche, os voluntários que estiverem na capital alagoana ou na Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Litoral Sul, podem doar sangue também na Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

Já no interior, é possível doar sangue em Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada na rua Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e também aos sábados, das 7h às 17h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter boa ter boa saúde, idade entre 18 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quillos
Critérios para doação
Para doar sangue, o voluntário deve seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). É necessário apresentar bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto.

Além de estar alimentado, o doador de sangue deve evitar alimentos gordurosos. O Ministério da Saúde determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue.

Quanto às pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu