Alagoas
Formação sobre Plano Diretor reúne cerca de 100 assessores na Câmara de Maceió
Prefeitura apresentou as etapas já finalizadas da construção do novo texto e tirou dúvidas dos servidores do Legislativo
Qual é a função do Plano Diretor? Que novidades a nova legislação trará para a cidade? Essas foram algumas das principais dúvidas apresentadas no primeiro dia de formação sobre o tema, que reuniu cerca de 100 assessores parlamentares, nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Maceió.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, e integrantes do órgão detalharam quais os passos seguidos até o momento para a construção do plano e quais as principais diretrizes que compõem o documento. O evento segue até a quarta-feira (18).
A diretora executiva de Planejamento Urbano e Cidade Inteligente do Iplan, Maria Luiza Machado, explicou que o objetivo dos encontros com os servidores da Câmara é mostrar como foram feitas as oficinas de construção da nova legislação, em que foram apontados problemas e potencialidades, até a definição das diretrizes que vão guiar projetos e programas dentro do Município.
O plano prevê, por exemplo, macroestratégias de adensamento e reabilitação, para revitalizar espaços como Centro e Jaraguá. Formas de estimular a habitação, incentivos ao setor comercial e outras diretrizes são abordadas nesse contexto. “Acredito que esse momento vai ser muito valioso, porque aqui estão as pessoas que vão receber o plano e, depois, de fato, essa lei se tornar realidade”, comentou.
O assessor parlamentar Allan Jonnes participou da formação e apresentou dúvidas quanto às estratégias de incentivo à habitação, e pretende também obter informações sobre como a legislação trata o tema mobilidade. “Uma coisa interessante, nesse primeiro momento, foi ver a vocação das regiões de Maceió, por exemplo, a parte baixa tem uma vocação turística, a parte alta tem uma vocação mais comercial, e assim a gente pode entender o que é melhor para a cidade”, afirmou.
Para a vereadora Silvânia Barbosa, os servidores da Câmara sairão com uma boa bagagem sobre o Plano Diretor após a formação. “A participação dos assessores está bem enfática naqueles pontos em que eles tinham dúvidas. Vão ser três dias com essa logística, e a equipe do Iplan trouxe uma apresentação bem clara. Eu tenho certeza que a gente sairá daqui entendendo mais como será o novo Plano Diretor”, considerou.
A participação e interação dos servidores foi comemorada pelo coordenador da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, que organiza o evento. Ele destacou que o objetivo do encontro está sendo alcançado. “Como está a construção do plano? O que está sendo discutido? O que já foi construído? A ideia é trazer o panorama atual e permitir que os vereadores e assessores possam entender as diretrizes que estão sendo compostas ali”, pontuou.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió



