Alagoas

Defesa Civil

Rios e lagoas de Alagoas seguem em estado de alerta

Embora haja tendência de estabilização, os níveis da água ainda exigem monitoramento constante

Por Redação 01/07/2025 11h11
Rios e lagoas de Alagoas seguem em estado de alerta
Rios e lagoas de Alagoas seguem em estado de alerta - Foto: Bené Monteiro/AlagoasWeb

Quatro rios e a Lagoa Manguaba continuam em estado de alerta hidrológico em Alagoas, após transbordamentos registrados na segunda-feira (30), segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Embora haja tendência de estabilização, os níveis da água ainda exigem monitoramento constante.

Em São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel transbordou e alagou diversas ruas da cidade. De acordo com a Defesa Civil, mais de 240 pessoas precisaram deixar suas casas. Na noite de segunda-feira, o nível do rio atingiu 91 centímetros acima da cota de transbordamento. Segundo o secretário de Articulação Política do município, Jó Clemente, a cidade amanheceu com tempo firme nesta terça (1º), e o nível do rio começou a recuar.

No município de Porto Calvo, o Rio Manguaba permanece em estado de atenção. A última medição registrou 230 cm, cerca de 20 cm abaixo do nível de transbordamento. Apesar da tendência de estabilidade, o risco de nova elevação mantém a situação sob monitoramento.

Em Jacuípe, o Rio Jacuípe ultrapassou a cota de atenção, fixada em 420 cm, e chegou a 483 cm às 20h de segunda-feira. Na manhã desta terça, o nível recuou para 455 cm, indicando melhora. No entanto, como a cota de transbordamento é de 530 cm, o cenário ainda exige vigilância.

Já na Lagoa Manguaba, que banha os municípios de Pilar e Marechal Deodoro, houve perda da oscilação natural da maré e tendência de elevação contínua ao longo da segunda-feira. Em Pilar, o nível da lagoa ultrapassou a cota de transbordamento (110 cm), atingindo 160 cm às 20h.

A Semarh segue monitorando os corpos hídricos com apoio da Defesa Civil e orienta que a população em áreas de risco fique atenta a novos alertas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu