Alagoas

140 casos

Incêndios em veículos crescem 130% em Alagoas em 2025, alerta Corpo de Bombeiros

Mais de 140 casos já foram registrados neste ano; falhas elétricas, falta de manutenção e vazamentos estão entre as principais causas

Por Redação com Ascom CBM-AL 13/09/2025 17h05
Incêndios em veículos crescem 130% em Alagoas em 2025, alerta Corpo de Bombeiros

Alagoas registrou um aumento alarmante de 130% nos incêndios em veículos neste ano. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), até 12 de setembro de 2025, foram contabilizadas 143 ocorrências envolvendo automóveis de passeio, veículos de carga, motocicletas e transportes coletivos. No mesmo período de 2024, haviam sido registrados apenas 62 casos.

De acordo com o sistema de Gestão Operacional Fênix, os registros deste ano incluem 88 veículos de passeio, 28 de carga, 8 motocicletas, 8 ônibus e outras 11 ocorrências com automóveis diversos. Em 2024, os números foram significativamente menores: 44 carros de passeio, 3 veículos de carga, 5 motocicletas, 4 ônibus e 6 casos diversos.

Causas frequentes dos incêndios


Segundo o CBMAL, os principais motivos para os incêndios veiculares são falhas no sistema elétrico, como curtos-circuitos, vazamentos de combustível ou óleo, e superaquecimento do motor — geralmente por falhas no sistema de arrefecimento. A falta de manutenção preventiva é outro fator recorrente, contribuindo para o desgaste e risco de ignição em componentes críticos, como o sistema de alimentação de combustível.

Além disso, o acúmulo de sujeira no motor, a instalação incorreta de acessórios elétricos e a presença de materiais inflamáveis no interior dos veículos aumentam significativamente o risco de incêndio.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu