TÁ NA BULA

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

DIA DO CORAÇÃO: Hábitos simples ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diz Cardiologista

Médico alerta sobre a necessidade de reduzir os fatores de risco cardiovascular

Por Redação 29/09/2022 08h08
DIA DO CORAÇÃO: Hábitos simples ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diz Cardiologista

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, cujos números alcançam patamares elevadíssimos e correspondem ao dobro das mortes de todos os tipos de câncer juntos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pessoa morre a cada 90 segundos vítima de doença cardiovascular. Para o ano de 2022, estima-se que 400 mil brasileiros perderão suas vidas para as doenças do coração e da circulação. Até hoje, às 07h30, 300.050 mortes haviam sido registradas pelo Cardiômetro. O Cardiologista Antônio Vitoriano lembra que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com cuidados preventivos.

Hoje (29), no Dia Mundial do Coração, o médico alerta sobre a necessidade de reduzir os fatores de risco cardiovascular como hipertensão, diabetes, colesterol alto, estresse, tabagismo, etc. Essa redução, passa pela prática regular de atividade física, por uma boa alimentação, por uma boa qualidade do sono, e também pela redução do consumo de bebida alcoólica, além de parar de fumar. “Esses hábitos saudáveis são fáceis de serem incluídos no dia a dia e devem fazer parte da vida das pessoas o quanto antes, pois ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares, a exemplo do infarto e do AVC. Vale lembrar que a nossa saúde no futuro será o resultado das nossas ações hoje”, enfatizou Antônio Vitoriano.

O Cardiologista comentou ainda que caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos, por exemplo, já trazem benefícios a saúde. “Caminhar 30 minutos por dia, pelo menos três vezes por semana, contribui para o fortalecimento do coração e a melhoria da circulação sanguínea. Além disso, a prática regular de qualquer atividade física ajuda a controlar os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, além da pressão arterial”, reforçou Antônio Vitoriano, lembrando que o sedentarismo é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. “Mas antes de começar quaisquer atividades físicas é fundamental passar por uma avaliação médica”, alertou.

Antônio Vitoriano contou que todas as ações positivas contribuem para uma boa qualidade de vida e, consequentemente, para a saúde do coração. Uma alimentação saudável, com pouco sal, açúcar e gordura é o ideal para todas as pessoas. O médico destaca ainda a importância de fazer as refeições com calma, sem aquela correria presente na vida de muitas pessoas.

Outros pontos fundamentais são dormir bem e realizar atividades que deem prazer como dançar, ler um livro, sair com familiares e amigos, o que ajuda a espantar o estresse. “Fundamental também é reduzir o consumo de bebida alcoólica e parar de fumar. O tabagismo é altamente prejudicial à saúde e provoca sérios problemas não só respiratórios, mas também cardiovasculares como insuficiência coronariana, infarto do miocárdio, aneurisma da aorta abdominal, arritmias graves e AVC ”, enfatizou o Cardiologista.

Devido ao Dia Mundial do Coração, comemorado hoje (29) que esse mês é dedicado à campanha Setembro Vermelho, que visa conscientizar a todos sobre a prevenção das doenças cardiovasculares e os cuidados com a saúde cardíaca. Cuidados esses que passam por hábitos simples, que facilmente podem ser incluídos na rotina diária. Para aqueles que ainda não têm uma rotina de hábitos saudáveis, Antônio Vitoriano lembra que a prevenção cardiovascular nunca foi tão importante e que cuidar da saúde no agora significa ter um envelhecimento saudável.