16 de dezembro: em 1653, a Inglaterra virava república, com Oliver Cromwell
16 DE DEZEMBRO DE 1653 – Oliver Cromwell é indicado pelo parlamento como Lorde Protetor Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda, o que significa um presidente, liderando o único governo de tipo republicano já existido na história britânica. Em 1649, 36 anos antes da Revolução Francesa, o monarca absolutista da Inglaterra e Escócia, Carlos I, foi executado, sob um rosário de acusações. Ao invés do sucessor ser coroado em seguida, o Parlamento assumiu o poder e quatro anos depois um “presidente” é escolhido.
Oliver Cromwell, primeiro e único “presidente” britânico, teve uma gestão controversa e marcante. Morreu (de causas naturais, ou envenenado) em 1658, e em seguida os monarquistas recuperam o poder, com o herdeiro do rei executado voltando do exílio para assumir a cora como Carlos II, em 1660.
A partir de Cromwell, quem se senta no trono britânico reina, mas não governa. O governo fica por conta do parlamento que escolhe um dos seus integrantes para tomar conta dos negócios e administrar o reino.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



