Praça dos Martírios: Testemunha privilegiada da história de Alagoas
Uma das praças emblemáticas de Maceió é a Floriano Peixoto, mais conhecida como “dos Martírios”, posto o peso das igrejas na toponímia. Se é relevante ainda hoje, imaginem há mais de 100 anos. E, justiça seja feita, é marcante a centenária edificação dedicada a Nosso Senhor dos Martírios. Como GPS oral, foi inevitável servir como referência maior de orientação.
O templo foi construído por volta de 1880 e o palácio foi inaugurado em 1902, outra explicação da prevalência do nome mais velho para o conjunto. A Igreja dos Martírios passou por uma excelente restauração recente e resplandece em seus azulejos portugueses. Ficou um primor. Parabéns ao IPHAN. A praça, propriamente dita, funcionava como um contraponto ruim, péssimo, por degradada, deteriorada. Apois agora está sendo arrumada, numa feliz Inciativa do governo estadual. Parabéns.
O conjunto “dos Martírios” é muito significativo para Alagoas, não só para Maceió. Foi concebido como cartão-postal desde antanho, reunindo em sua simbologia de pedra e cal os poderes de seu tempo, na virada do século XIX para o século XX. De um lado, o poder político material: a sede do governo estadual; do outro, o poder político espiritual: a Igreja Católica Apostólica Romana. Um defronte ao outro. De quebra, do lado direito do palácio governamental, se colocou a sede da administração da capital, então chamada de Intendência Municipal. Tudo redondinho, ou melhor: quadradinho.
O perímetro da praça é tombado em nível estadual como Patrimônio Histórico, coisa a se considerar. Não tenho simpatia por tombamentos por perímetro, salvo exceções, pois normalmente no meio dessas áreas preservadas por lei se inserem imóveis que não têm nenhuma importância arquitetônica e/ou histórica. É o caso de algumas das edificações tombadas, por tabela, junto a esses monumentos listados – mas isso é outra história e visitaremos a essa pauta específica noutro dia. Por ora, viva o tombamento do complexo urbano dos Martírios!
Voltemos à praça. Está sendo recuperada! Repito os parabéns ao governo do Estado de Alagoas, e além do governador Paulo Dantas, é visível a digital da secretária de Planejamento, Renata Santos, pessoa que sempre olhou para, e por, aquela área. É o único logradouro na Capital alagoana que os cuidados ficam por conta da administração estadual e não da municipal. Que as obras corram rápido. E que a Fonte do Major volte a funcionar – mas aí é outra pauta, para outro dia.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais