28/12/1557: Mem de Sá desembarca em Salvador para governar o Brasil
28 DE DEZEMBRO DE 1557 – O terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, desembarca em Salvador, Bahia. Nomeado por Dom João III, rei de Portugal, o gajo tinha currículo: diplomado em Leis pala Universidade de Salamanca (Espanha), exerceu a magistratura em território lusitano. Tomou posse em janeiro de 1558 e demorou 14 anos no posto, sendo o mais longevo governador-geral no poder.
Meteu-se a matar os povos originários e nesses recontros perdeu um filho, Fernão de Sá, e um sobrinho, Estácio de Sá. Este no Rio de Janeiro, cidade que tinha fundado, em combate contra uma força combinada entre índios e franceses; aquele na capitania do Espírito Santo, ao perseguir o povo Aymoré. Os nativos foram trucidados, mas tinham boa pontaria em suas flechas e deixaram marcas de sua resistência.
Mem de Sá morreu em Salvador, no ano de 1572, ainda no posto, pois apesar de aposentado dois anos antes, seu substituto, Luiz de Vasconcelos, foi morto por piratas franceses durante a viagem de Lisboa para a Bahia.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



