18 de janeiro: em 1486, Elisabeth de York, personagem de Shakespeare, se casa
18 de janeiro de 1486 – Elisabeth de York se casa com Henrique VII e se torna rainha-consorte, pois na época uma mulher não poderia ser rainha da Inglaterra, apesar dela ser tão herdeira da coroa quanto ele.
Elisabeth de York era filha do rei Eduardo IV e irmã do rei Eduardo V, sobrinha do rei Ricardo III, este o famoso vilão e assassino retratado por Shakespeare em peça homônima, onde sua mãe (com o mesmo prenome) é personagem de destaque.
Com a derrota de Ricardo III na Guerra das Rosas, o rei passa a ser Henrique VII, que não era parente dela. Para selar a paz entre os dois ramos da nobreza, é negociado o casamento de Henrique com Elisabeth. Detalhe, para herdar o trono, três anos antes, Ricardo III (tio da moça) havia assassinado os sobrinhos, dois irmãos pequenos dela e ela se salvou apenas porque mulheres não herdavam o trono.
Impedida de ser rainha mesmo sendo herdeira e casada com o rei, Elisabeth gerou duas netas rainhas, além do filho, Henrique VIII. As duas primeiras mulheres a serem monarcas na Inglaterra são Maria I e Elisabeth I, netas de Elisabeth de York. Maria I morreu cedo, mas Elisabeth I teve longo e brilhante reinado.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



