25 de janeiro: em 1835, em Salvador, Bahia, os escravos Malê se revoltam
24 de janeiro de 1835 – Eclode, em Salvador, a Revolta dos Malês. Escravos africanos de religião muçulmana, se estima que conseguiram mobilizar cerca de 600 pessoas escravizadas (que sabiam ler e escrever em árabe, língua onde fizeram suas anotações e convocações para a rebelião).
“Malê” ou “Imalê” é sinônimo de “muçulmano” e o grupo era conhecido igualmente pelo termo iorubá “Nagô”, e foram traficados do litoral dos atuais territórios do Benin, Togo e Nigéria, se diferençando dos povos quimbundos (Angola, Moçambique e África do Sul) que formam as primeiras levas de escravizados, esses praticantes das religiões tradicionais africanas e/ou do cristianismo.
A insurreição estava marcada para 25 de janeiro, mas vazou. O pau quebrou mesmo na véspera do dia da comemoração católica de Nossa Senhora da Guia, data escolhida por razões estratégicas, mas a referência mesmo era o Ramadã, período sagrado para os Islâmicos.
Segundo o historiador João José Reis, a rebelião teve oito líderes: Ahuna, Pacífico Licutan, Sule ou Nicobé, Dassalu ou Damalu, Gustar, Manoel Calafete (liberto), Luís Sanim; e Elesbão do Carmo ou Dandará.“Os participantes da Revolta dos Malês foram na sua maioria nagôs, mas sabe-se também que o levante contou com a participação de africanos haussás e tapas. A maioria dos envolvidos era muçulmana, mas muitos também eram adeptos de religiões de matriz africana”, diz o Brasil Escola.
E complementa: “As punições contra os envolvidos foram severas e alcançaram até os libertos que não se envolveram com a dita revolta. Os punidos sofreram com a prisão, o açoite, a deportação e a execução. Ao todo, quatro dos envolvidos foram condenados à morte [executados por fuzilamento]: Jorge da Cruz Barbosa (Ajahi), Pedro, Gonçalo e Joaquim.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais