Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

2 de fevereiro: em 1997, Chico Science morre em acidente de carro em Recife

Por Enio Lins 02/02/2023 08h08
2 de fevereiro: em 1997, Chico Science morre em acidente de carro em Recife

2 de fevereiro de 1997 – Chico Science, cantor e compositor pernambucano, morre num acidente de carro entre Recife e Olinda. Criador do movimento “manguebeat”, sacudiu o cenário musical brasileiro com apenas dois discos, entre 1994 e 1996.

Gilberto Gil, no final do Século XX, segundo a Wikipédia, considerou Chico Science como “o que surgiu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos”. O gênio baiano acrescentou o grupo Olodum como outra novidade no mesmo nível, mas com todo respeito, não há como comparar – em minha modestíssima opinião. Chico Science, sozinho, foi a grande explosão inovadora (conceito, música e letra) de seu tempo.

O Manguebeat, com sua peculiar fusão de estilos, foi a novidade no cenário musical brasileiro em, pelo menos, 30 anos – os 20 listados por Gil e mais 10 por minha conta e risco. Mas não entendo de música, falo isso por atrevimento. A inovação, entretanto, não resistiu à morte do homem-caranguejo-eletrônico. Desde então não surgiu nada parecido com “Da lama ao caos”, de 1994, e “Afrociberdelia” de 1996. No tempo em que existiam discos, esses dois aí ganharam o cobiçado Disco de Ouro, cada um vendendo mais de 100 mil cópias.

Francisco de Assis França, morto às vésperas de completar 31 anos, entrou para a história da música brasileira numa passagem meteórica. Seu legado ficou como lembrança de algo único.