Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

17 de fevereiro: em 1600 o frade italiano Giordano Bruno é executado na fogueira

Por Enio Lins 17/02/2023 08h08
17 de fevereiro: em 1600 o frade italiano Giordano Bruno é executado na fogueira

17 de fevereiro de 1600 – Giordano Bruno, com 42 anos, teólogo e polímata (craque em Matemática, Cosmologia, Filosofia, Teologia, Ocultismo, Literatura, Poesia...) é executado na fogueira, condenado pela Santa Inquisição, depois de oito anos preso por heresia.

Entre as heresias de que Giordano Bruno foi acusado estava a defesa de que “as estrelas são sóis distantes cercados por seus próprios planetas” e de que o universo seria infinito e, dessa forma não teria um centro (a Igreja defendia a Terra como centro do universo).

Além das discordâncias com as teses da igreja sobre Cosmologia, Giordano polemizava perigosamente sobre a Teologia Cristã, questionando mantras como a Condenação Eterna, Santíssima Trindade, Divindade de Cristo, Virgindade de Maria...

Italiano de Nápoles, Bruno era frade dominicano, e, depois de seu martírio, passou a ser considerado uma das referências do livre-pensamento.É tema de belo filme, “Giordano Bruno” (1973), dirigido por Giuliano Montaldo, tendo como protagonista Gian Maria Volonté, e música de Ennio Morricone.

No Youtube, pode ser assistido em https://br.video.search.yahoo.com/search/video?fr=mcafee&ei=UTF-8&p=giordano+bruno+filme+completo&type=E211BR714G0#id=1&vid=8d3645e0a3ddda67ff1f1ad9d1fd6936&action=view