Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

20 de fevereiro: em 1943, publicada a série de ilustrações "As quatro liberdades"

Por Enio Lins 20/02/2023 09h09
20 de fevereiro: em 1943, publicada a série de ilustrações 'As quatro liberdades'

20 de fevereiro de 1943 – Nos Estados Unidos, a prestigiada publicação Saturday Evening Post inicia sua série de quatro capas, desenhadas por Norman Rockwell, sobre o Discurso Sobre o Estado da União, feito por Franklin Roosevelt dois anos antes, em 1941, 11 meses antes dos americanos entrarem na II Grande Guerra Mundial.

No começo de 1943, recolocar a fala de Roosevelt sobre as “Quatro Liberdades” fez parte de uma ofensiva da mídia americana para o recrudescimento da luta contra o nazifascismo, pois os combates entre os Aliados (USA, Reino Unido, União Soviética) contra o Eixo (Alemanha, Itália, Japão) passavam por fase delicada.

Norman Rockwell, um dos maiores ilustradores do mundo, pouco considerado pela crítica apesar de muito popular, tinha seus quadros tradicionalmente feitos para a capa da revista Saturday Evening Post. Hiper realista, o estilo de Rockwell foi marcado também por um olhar social. Nesse período, a grande mídia norte-americana se posiciona de forma engajada no esforço de guerra.

Cada uma das edições (semanais) da Saturday Evening Post tinha a capa como chamada para um ensaio escrito por alguma personalidade americana sobre o tema. As quatro ilustrações, em seguida, em exibição itinerante pelos Estados Unidos, suas cópias passaram a servir à coleta de fundos para a guerra (arrecadando 132 milhões de dólares).As Quatro Liberdades, elencadas por Roosevelt e mais tarde incorporadas entre os princípios da ONU, são: Liberdade de expressão; Liberdade Religiosa; Liberdade de viver sem pobreza; Liberdade de viver sem medo.